2024, definitivamente, não termina como apontavam as projeções econômicas. As expectativas eram otimistas em dezembro do ano passado, apontando para a Selic caindo a 9%. O segundo semestre, porém, trouxe novo aperto monetário, e o Brasil entra em 2025 com juros a 12,25%. Com as mudanças no cenário macroeconômico, não foi fácil investir em 2024.
Nem os investidores mais conservadores passaram ilesos pela volatilidade, já que a rentabilidade de títulos públicos chegou a -18% no ano. Na Bolsa, a percepção de risco fiscal causou tombo de mais de 9% no Ibovespa.
Mas, mesmo diante das incertezas, alguns investimentos se destacaram positivamente – e as oportunidades puderam ser aproveitadas também pelo investidor brasileiro.
“Globalmente, muitas coisas foram bem, apesar das grandes incertezas que ainda pairam no horizonte”, diz, em relatório, Fernando Ferreira, estrategista-chefe e head do Research da XP, destacando o desempenho das ações globais.
Em cada classe, é possível listar ativos avaliados como boas aplicações ao longo do ano. Confira os destaques de cada grupo em 2024:
Criptomoedas
Em um ano de consolidação do mercado cripto, o Bitcoin (BTC) foi, novamente, o principal destaque. O ativo atingiu consecutivas máximas históricas impulsionado por movimentos como a aprovação de ETFs nos Estados Unidos, atraindo mais de US$ 50 bilhões em menos de um ano. Foi um ano que consolidou a validação do BTC como uma alternativa viável em carteiras de investimento tradicionais”, disse Bárbara Espir, country manager da Bitso Brasil.
Fonte: https://www.infomoney.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário