quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Estátua de Trump segurando bitcoin aparece na frente do Capitólio

 


Uma estátua dourada do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi inaugurada na frente do Capitólio em Washington. Na peça, Trump segura com a mão direita uma representação do bitcoin (BTC), a primeira das criptomoedas.

O monumento foi idealizado por um grupo dos chamados “memecoiners”, ou seja, pessoas que criam moedas especulativas baseadas em piadas da internet.

Os criadores da estátua também lançaram um site dedicado a ela, um perfil na rede social X (Twitter) e uma memecoin ligada ao monumento.

A criptomoeda se chama $DJTGST e é negociada em uma plataforma de criação de memecoins na blockchain Solana chamada Pump.fun. O ativo foi criado há três dias e já tem um valor de mercado de US$ 63,7 mil.


No entanto, analisando o gráfico do token é possível perceber que ele já chegou a valer US$ 2,4 milhões por volta das 21h (horário de Brasília) de quarta-feira (17).

“A estátua dourada de Donald J. Trump comemora o 45º e 47º presidente dos EUA, celebrando seu influente legado. O apoio de Donald J. Trump ao bitcoin e ao ecossistema de criptomoedas em geral impulsionou significativamente a adoção popular de cripto”, afirma o site dedicado ao monumento.

“Esta estátua serve como homenagem à liderança visionária de Trump e seu inabalável comprometimento em avançar o futuro das finanças por meio de bitcoin e tecnologias descentralizadas”, acrescentam os idealizadores.

O site diz que o projeto da estátua não está ligado a nenhuma entidade controlada por Trump.

Desde a campanha presidencial de 2022, Trump tem adotado uma postura pró-cripto. O republicano criou um grupo de trabalho para ativos digitais na Casa Branca, nomeou um presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) favorável ao setor, lançou oficialmente duas memecoins e prometeu criar uma reserva estratégica de bitcoin.


Fonte: https://valor.globo.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário