Por CCN : Em 31 de maio, o preço do bitcoin atingiu US $ 9.000, atingindo um novo recorde em 2019, com uma poderosa recuperação de cerca de US $ 8.500.
Em poucos minutos, o preço do bitcoin caiu de US $ 9.000 para US $ 8.200, caindo para US $ 8.000 no Bitstamp.
Analistas técnicos geralmente consideram que a subida repentina do preço do bitcoin e seu despejo abrupto é o caso de uma falsa explosão alimentada pela liquidação de contratos na BitMEX.
FOI UM CASO DE MANIPULAÇÃO DE BITCOINS?
Embora um declínio drástico no preço do bitcoin em um ritmo no qual ele caiu logo que chegou a US $ 9 mil foi amplamente inesperado por muitos traders, como o analista técnico de criptomoeda Josh Rager disse, a tendência se assemelhava a um padrão clássico de falsificação.
James Chen, diretor de operações da Investopedia e ex-chefe de pesquisa da Gain Capital, explicou uma fraude como:
Fakeout é um termo usado em análise técnica para se referir a uma situação em que um comerciante entra em uma posição em antecipação de um sinal de transação ou movimento de preço futuro, mas o sinal ou movimento nunca se desenvolve e o ativo se move na direção oposta.
Os indicadores técnicos apontaram para um momentum sustentável para o bitcoin no curto prazo, mas como ocorreu um sell-off abrupto, os contratos de curto e longo prazo na BitMEX foram liquidados, acelerando ainda mais a taxa na qual o bitcoin e o restante do mercado de criptomoeda caíram.
No curto prazo, um trader de criptomoedas conhecido pela comunidade como “Mayne” enfatizou que é crucial que o bitcoin defenda seu nível de suporte de US $ 8.200.
“O nível de US $ 8200 é fundamental para os touros da IMO, se estiver perdido, acho que cairemos muito mais longe. Como você pode ver, tem sido um nível muito importante por um tempo. Um curto potencial, não tenho certeza se conseguirmos, seria uma baixa mais alta em $ 8700. Se pudermos recuperar $ 8700, acho que você terá lucro líquido ”, disse o trader.
Devido à volatilidade selvagem do bitcoin nas últimas semanas, muitos traders sugeriram que permanecem otimistas em nível macro, mas permanecem incertos sobre a tendência de curto prazo da criptomoeda dominante.
Com base em indicadores técnicos, os traders preveem que o preço do bitcoin demonstra sinais de recuperação se permanecer acima de US $ 8.200 com força, complementada com volume relativamente alto.
“Não sou inteligente o suficiente para saber o que acontece a seguir, mas sou inteligente o suficiente para saber que não sei. Eu ainda sou macro otimista - estamos oficialmente em um mercado de touro. Em grande escala, estou favorecendo os curtas sobre os shorts daqui em diante, mas não aqui, nem agora. Vou ser paciente e esperar “, outro trader acrescentou.
Após o declínio do bitcoin, os principais ativos nos segmentos de Ethereum, XRP, Bitcoin Cash, EOS, Litecoin e Binance Coin registraram uma queda média de cerca de oito a nove por cento em relação ao dólar americano.
OS FUNDAMENTOS PERMANECEM FORTES
De acordo com o pesquisador de criptomoedas Kevin Rooke, a dificuldade de mineração da rede blockchain do Bitcoin alcançou o maior recorde nesta semana, indicando que a lucratividade da mineração de bitcoin está em ascensão.
No final de 2018, mineiros teriam minerado bitcoins com prejuízo, já que o preço do bitcoin caiu abaixo de um ponto de equilíbrio abaixo de US $ 3.550. Em dezembro, o preço do ativo caiu para cerca de US $ 3.150, deixando os mineradores em uma posição difícil.
"O ponto de equilíbrio operacional da mineração de bitcoin para operações de mineração eficientes está atualmente em torno de US $ 3550", disse o analista de mercados globais Alex Krüger na época.
À medida que a dificuldade de mineração continua a aumentar, o volume de transações da rede Bitcoin aumenta, e o volume spot verificável do ativo se mantém em seu nível atual de cerca de US $ 1,7 bilhão, a base para uma potencial recuperação poderia ser estabelecida.