domingo, 9 de fevereiro de 2020

Devido a um aumento significativo no estoque da Tesla, surgiu uma nova narrativa: TSLA é - aparentemente - o novo bitcoin. Mas existe alguma verdade nisso?

conexão bitcoin-Tesla

Graças a um aumento significativo no estoque da Tesla (NASDAQ: TSLA) desde o início de 2020, surgiu uma nova narrativa: o estoque da Tesla é - aparentemente - o novo bitcoin. Mas existe alguma verdade nisso além de um elo analítico trivial?
A crônica do aumento de preços de Tesla - e seu parentesco com o BTC - está sendo escolhida por quase todos os analistas nos últimos tempos. Um dos especuladores mais recentes a destacar o quase-relacionamento é o analista da Bloomberg Intelligence, Mike McGlone.
Falando em um episódio de "Charting Futures", McGlone observou que o preço das ações da Tesla parece estar imitando seu desempenho em 2013 - um ano em que TSLA explodiu de US $ 32 para US $ 190 no espaço de nove meses:
No gráfico de longo prazo, o [TSLA] negocia exatamente como em 2013, que foi um dos maiores anos de todos os tempos. E, a propósito, esse foi o maior ano de todos os tempos para Bitcoin e parece-me que você está vendo um pouco de Bitcoin se aproximando.

Bitcoin E Tesla: “As Tecnologias Disruptivas Mais Significativas Do Mundo”

McGlone certamente não está sozinho em seu pensamento. Uma variedade de comentadores de criptografia (e alguns que não são de criptografia) também observaram a conexão TSLA-BTC. O comerciante de criptografia Scott Melker chegou a sugerir que as ações da Tesla estavam imitando a infame corrida de touros de 2017 do bitcoin - provocando um sinal de venda :
O comerciante de criptografia Scott Melker desenha semelhanças entre a execução do TSLA e a parábola de 2017 do BTC
O comerciante de criptografia Scott Melker desenha semelhanças entre a execução do TSLA e a parábola de 2017 do BTC. Fonte: Twitter
Você não pode culpar as pessoas por fazer comparações. O TSLA segue uma tendência parabólica desde o final de outubro, passando de US $ 254 para um pico de US $ 887 no início de fevereiro. Isso marca um aumento maciço de 250% em pouco mais de três meses. Lembrá-lo de alguma coisa?
A jornada parabólica de Tesla.  TSLA / USD |  Fonte: Yahoo Finance
A jornada parabólica de Tesla. Fonte: Yahoo Finance
Dado esse ponto de virada integral para a Tesla, é compreensível por que muitos estão fazendo a conexão bitcoin-Tesla.
Segundo McGlone, embora os gráficos dos ativos pareçam estar alinhados, a correlação principal entre o par permanece sua natureza "perturbadora":
São ativos diferentes, mas são as tecnologias disruptivas mais significativas do mundo, com reconhecimento de nomes em todo o mundo.

Tesla Ainda Tem Potencial Para Interrupção

McGlone está certo. Tesla é uma empresa indubitavelmente inovadora. Sua intenção de substituir os bebedores de gás fora de moda faz dele um disruptor altamente relevante, especialmente na era da conscientização ambiental.
Em vez de encurralar o mercado, como as inovações disruptivas costumam fazer - geralmente produzindo um produto barato e eficaz - o sucesso da Tesla atraiu vários concorrentes. Por exemplo, o Chevrolet Bolt, Hyundai Ioniq e Nissan Leaf, entre outros, têm um custo mais palatável do que o Tesla Model 3, com seu alto preço de US $ 39.490 .
No entanto, há uma demanda inquestionável por Tesla. No ano passado, a empresa conseguiu apreender 16% do mercado de veículos elétricos, apesar da concorrência estabelecida.
Como pioneira mundialmente reconhecida na indústria de veículos elétricos, a demanda da Tesla provavelmente continuará a crescer.

O Bitcoin Perdeu Seu Fator De Interrupção?

bitcoin, preço btc
O bitcoin pode realmente ser classificado como um disruptor? Imagem: shutterstock.com
E depois há bitcoin.
Uma vez apontado como o ponto final da indústria financeira tradicional, o fascínio do bitcoin como um disruptor praticamente se dissipou nos últimos anos. Apesar de ser pioneiro da tecnologia blockchain e pagamentos digitais, uma deficiência na adoção restringiu a meta de domínio financeiro do bitcoin.
Na maioria das vezes, o Bitcoin que perde seu status de disruptor surge de uma série de problemas: regulamentação, inovação e categorização.
A falta de regulamentação coesa deixou a adoção do BTC escalonada em várias jurisdições. Nos EUA, enquanto a SEC continua a debater sobre classificações de segurança de criptomoedas específicas , o IRS define bitcoin como " propriedade para fins de impostos federais dos EUA",  e  a CFTC considera mercadorias de ativos digitais. Tudo isso contribui para a confusão.  
A constante discordância em relação ao seu caso de uso reduziu o bitcoin da mesma forma - sem um consenso real sobre se é uma reserva de valor , um meio de troca ou ambos. Como conseqüência, os mercados ficaram saturados. Os mercados de criptomoedas agora estão repletos de derivados de bitcoin, cada um divulgando um caso de uso mais sólido que o anterior - proporcionando uma maior diluição na missão do bitcoin em relação à interrupção.

Blockchain, Não Bitcoin

Talvez o mais danoso de todos seja o argumento de que a blockchain é um disruptor melhor do que o bitcoin.
Bitcoin, não blockchain" é um ditado normalmente usado por não-crentes. Do presidente do Goldman Sachs, Gary Cohn,  à agência de defesa norte-americana DARPA , aqueles que classificam o BTC abaixo da tecnologia subjacente parecem estar vencendo o debate. 
Em abril passado, a Forbes lançou sua lista "Blockchain 50" - um resumo para empresas de bilhões de dólares que empregam tecnologia blockchain . A lista incluía figurões como Amazon Web Services, BBVA (segundo maior banco da Espanha), Citigroup e, é claro, Facebook. Todos os quais tendem a fechar os olhos para o próprio bitcoin.
No final, apesar do que dizem os analistas, o relacionamento do bitcoin com a Tesla é insignificante na melhor das hipóteses, e absolutamente ridículo na pior das hipóteses.
Fonte: ccn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário