quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Não deixe que o doloroso deslize do ouro o engane: os mercados não vão ignorar os fundamentos para sempre

barras de ouro, físicas

O preço do ouro caiu em fevereiro, depois que o Banco Popular da China (PBOC) injetou liquidez de emergência no sistema financeiro para sustentar os preços das ações em meio ao medo do coronavírus . Mas, como alerta Peter Schiff, os bancos centrais podem inflacionar muito antes de começar a sair pela culatra.

A Impressão De Dinheiro Gera Estoques Mais Altos

O início do coronavírus desencadeou um dos piores colapsos do mercado de ações da China desde a crise financeira . Na segunda-feira, os índices continentais caíram 9% na primeira sessão, depois do feriado prolongado do Ano Novo Lunar.
No mesmo dia, o Banco Popular da China injetou 1,2 trilhão de yuans (US $ 174 bilhões) no sistema financeiro. O aumento da liquidez foi feito para aliviar a ansiedade dos investidores em relação ao surto de coronavírus, que matou quase 500 pessoas e infectou mais 24.000 .
O impulso do PBOC parece ter estabilizado os mercados continentais e contribuído para a recuperação acentuada dos estoques globais. Armados com novas rodadas de liquidez do Federal Reserve  e renovada flexibilização da China, os gerentes de portfólio estão comprando ações dos EUA nos últimos três dias.
Dow Jones Industrial Average subiu outros 480 pontos na quarta-feira e recuperou mais de 1.000 pontos nas últimas três sessões.
Desde que o Fed retomou a flexibilização quantitativa em setembro, as ações dos EUA subiram em sincronia virtual com o balanço do banco central .

Não É Provável Que O Ouro Deslize

O apetite renovado pelo risco não apenas sustentou os preços das ações, mas também provocou uma forte correção no preço do ouro.
Desde a alta de três meses em 30 de janeiro , o preço do ouro despejaria mais de 2% em três dias de negociação. O metal amarelo foi corrigido mais alto na quarta-feira, mas ainda permanece bem alto na semana passada.
O ouro para entrega em abril subiu US $ 10,70, ou 0,6%, para US $ 1.566,20 por onça troy na divisão Comex da Bolsa Mercantil de Nova York. Na semana passada, os preços atingiram o pico de US $ 1.590 a onça troy.
Abril ouro futuros
O ouro para a liquidação de abril se recuperou na quarta-feira, após uma punição de dois dias. Gráfico: barchart.com
O CEO da Euro Pacific Capital, Peter Schiff, twittou no início desta semana que as ações realizadas pelo PBOC e outros bancos centrais serão positivas para o ouro a longo prazo. Isso porque "criar inflação para sustentar os preços das ações é mais otimista para o ouro do que para as ações".
Peter Schiff tweet
Peter Schiff argumenta que a inflação inspirada pelo banco central beneficiará o ouro a longo prazo. Fonte: Twitter
O ouro é um hedge estabelecido contra a inflação, algo que os bancos centrais de todo o mundo estão buscando agressivamente. Coletivamente, os bancos centrais reduziram as taxas de juros 66 vezes em 2019 , mas as medidas convencionais de inflação permanecem abaixo da meta.
Como Mohamed El-Erian disse no início desta semana , os investidores parecem acreditar que a flexibilização do banco central "pode ​​nos dissociar dos fundamentos por muito tempo". Segundo Peter Schiff, os investidores provavelmente mudarão de tom quando perceberem que a política monetária nunca é vai ser normalizado. Quando isso acontece, o dólar pode sofrer uma enorme volatilidade.
O metal amarelo foi negociado em altas recordes em praticamente todas as moedas, exceto o dólar. Se a tese de Schiff estiver correta, o ouro em dólares poderá retornar a níveis recordes mais cedo ou mais tarde.
Fonte: ccn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário