Em 24 de fevereiro, em poucos minutos, o preço do Bitcoin caiu 11%, de US $ 4.150 para a região de US $ 3.000, empurrando o mercado de cripto para perder US $ 11 bilhões em um único dia.
Os investidores esperavam que um recuo ocorra na tendência de preço do Bitcoin, mas muitos traders ficaram surpresos com a magnitude da queda.
Falando à CCN, um analista técnico de criptomoeda com um apelido online “The Crypto Monk” explicou que o movimento repentino de preços era simplesmente um movimento técnico.
BITCOIN BULLISH MOMENTUM NÃO ACABOU
Assim que o Bitcoin saiu do nível de resistência de US $ 4.000 e se aproximou de US $ 4.200, ele caiu para US $ 3.700.
Compreensivelmente, alguns traders afirmaram que o movimento de preços da criptomoeda dominante foi resultado de manipulação de mercado devido à maneira como ela mergulhou em um curto espaço de tempo.
Em uma entrevista exclusiva com a CCN, o analista disse que, do ponto de vista da análise técnica (TA), o Bitcoin tem sido incapaz de romper uma faixa baixa de US $ 3.190 a US $ 4.250 por mais de três meses.
Quando o BTC subiu para US $ 4.150, a área de suprimento acima da marca de US $ 4.000 absorveu a maioria dos pedidos de compra no mercado, impedindo que o ativo sustentasse seu ímpeto.
O analista explicou:
Combinado com múltiplos fatores: diminuição da pressão de compra, posições longas cumprindo suas metas e, assim, fechando e posições curtas reabertas como um interruptor.Nós temos exatamente o que aconteceu no domingo. Um recuo brutal. Isso não significa que o momentum de alta acabou, uma vez que importantes suportes ainda são válidos. $ 3.710 tem se mantido muito bem e nós temos uma reação instantânea a este nível.
Nas últimas semanas, um número crescente de executivos e especialistas do setor sugeriram que o Bitcoin atingiu seu nível mínimo em US $ 3.122 e está passando por uma fase de consolidação.
Spencer Bogart, sócio da Blockchain Capital, por exemplo, disse à Bloomberg que o Bitcoin pode ser o ativo mais atraente no mercado global na atual fase de seu desenvolvimento.
“Acredito que há um forte argumento de que o bitcoin é o ativo mais atraente do mundo atualmente. [O mercado de bitcoins] é uma caixa de tinder agora e qualquer coisa pode [desencadear a próxima corrida de touros] ”, disse Bogart .
Enquanto o BTC não conseguiu romper o nível de resistência de $ 4.200, ainda existem duas conclusões positivas: o BTC conseguiu romper o nível de resistência de $ 4.000 com força e registrou uma forte recuperação da marca de $ 3.700.
O sentimento do mercado e a cobertura da mídia, que historicamente têm servido como catalisadores importantes na reversão de mercados de baixa duração, melhoraram notavelmente desde o início de 2019.
Em 28 de fevereiro, a CCN informou que o fundo soberano do Singapore GIC participou da rodada de financiamento de US $ 300 milhões da Coinbase no final do ano passado.
Para os investidores, especialmente aqueles do setor financeiro tradicional, movimentos como o compromisso do investimento da GIC em uma empresa de criptomoeda e a entrada de fundos de pensão públicos no mercado de criptografia podem sinalizar que a classe de ativos não é uma moda passageira.
COMO É O OUTLOOK DE CURTO PRAZO NOS MERCADOS DE CRIPTOGRAFIA?
Vários tokens nos gostos de Binance Coin, ICON, EOS e Nexo registraram ganhos na faixa de 3% a 15% contra o BTC e o USD no dia.
Embora os tokens tendam a apresentar forte desempenho quando o BTC está em um mercado paralelo, até que a criptocorrência dominante demonstre um movimento ascendente, é altamente provável que os tokens registrem movimentos mínimos de preço.
O Crypto Monk também enfatizou que o BTC provavelmente permanecerá estável no curto prazo, já que o mercado aguarda qualquer movimento substancial.
"Como um operador de swing ou um investidor de macro, esses pequenos movimentos não devem deixá-lo excitado até que o nível principal seja violado com o volume", disse o analista.