
Por CCN.com : De acordo com um trader de criptomoedas, um indicador técnico de bitcoin está sinalizando uma potencial recessão no mercado pela primeira vez desde dezembro de 2017.
O indicador, conhecido como divergência de baixa do Indicador de Força Relativa (RSI), sinaliza uma tendência de baixa e um declínio no momento.
O RSI é tipicamente utilizado pelos traders para avaliar o momento da tendência de um ativo ou mercado. Uma divergência de baixa surge quando o preço de um ativo, neste caso o bitcoin, aumenta enquanto o RSI desce, sugerindo uma falta de momentum.
Embora a divergência de baixa do RSI não indique necessariamente que o preço do bitcoin cairia rapidamente no curto prazo, isso mostra que o ativo precisaria demonstrar força significativa para evitar uma reversão de tendência.
O BITCOIN PODE SUPERAR A VULNERABILIDADE DE CURTO PRAZO?
O declínio no momento do bitcoin não foi desencadeado por fatores técnicos. Em vez disso, o escândalo Tether (USDT) e o escritório do Procurador Geral de Nova York ajuizando uma ação contra a iFinex, a empresa que supervisiona a Tether e a Bitfinex, levaram o preço do bitcoin a cair 7%.
O escritório do Procurador Geral de Nova York alegou que a Bitfinex administrou mal $ 850 milhões das reservas de caixa da Tether em uma tentativa de "ocultar" a perda da empresa.
O documento oficial dizia que a Bitfinex enviou US $ 850 milhões para a Crypto Capital, um “banco” sediado no Panamá que trabalhava com bolsas como a agora extinta QuadrigaCX. O Bitfinex não conseguiu recuperar os US $ 850 milhões.
“Nossa investigação determinou que os operadores de plataforma de negociação do 'Bitfinex', que também controlam a moeda virtual 'corda', se envolveram em um encobrimento para esconder a aparente perda de US $ 850 milhões de dólares de cliente co-instalados e fundos corporativos ”, Disse a procuradora-geral Letitia James.
A controvérsia do Tether afetou negativamente a tendência de curto prazo da bitcoin e forçou a criptomoeda dominante a experimentar uma inversão de tendência no RSI.

“Estudo Div 2D Bear 2D: Nos últimos 5+ anos, houve apenas 5 contas de divergência de baixa RSI no gráfico 2D. Hoje vai marcar o 6º. O rebaixamento médio após a confirmação daqueles divs anteriores antes de uma rejeição / reversão significativa foi de -44,25% ”, observou um trader .
Com base nos dados fornecidos pela OnChainFX, o volume real diário de bitcoin caiu de US $ 500 milhões para US $ 246 milhões nos últimos três dias, caindo abaixo do volume médio diário do ativo no início de março.
O Bitcoin poderia fluir pela divergência de baixa do RSI se o volume do mercado se mantiver eo preço do bitcoin se envolver em uma forte tentativa de escapar da faixa de US $ 5.000 a US $ 6.000, que os céticos argumentam ser um intervalo importante para a BTC abandonar.
Nos últimos sete dias, devido ao incidente Tether, a valorização do mercado de criptomoedas caiu cerca de US $ 14 bilhões, deixando muitos traders cautelosos sobre a tendência de curto prazo do ativo.

A avaliação do mercado de criptografia caiu US $ 13 bilhões nos últimos 7 dias (fonte: coinmarketcap.com)
ALGUMAS CRIPTOCORRÊNCIAS QUE EXECUTAM BEM
Fora de sua parceria estratégica com a Jaguar Land Rover, o preço da IOTA subiu 16% em relação ao dólar americano.
Como parte da parceria , a Jaguar Land Rover utilizará moedas criptografadas para incentivar os usuários no futuro, à medida que o mercado automotivo avança para a tecnologia de carros autônomos.
“No futuro, um carro autônomo poderia dirigir-se a uma estação de recarga, recarregar e pagar, enquanto seu dono poderia optar por participar da economia compartilhada - ganhando recompensas por compartilhar dados úteis, como alertar outros carros de engarrafamentos”, disse Jaguar Land. O arquiteto de software da Rover, Russell Vickers, disse.