
Por CCN.com : A avaliação do mercado de criptomoedas caiu US $ 8 bilhões em questão de minutos após o escritório do gabinete do procurador-geral de Nova York entrar com uma ação contra a iFinex, alegando que a Bitfinex administrou mal $ 850 milhões em fundos da Tether. Bitcoin caiu 7,5 por cento no ponto baixo do seu dia.
Após o arquivamento do processo pelo Procurador Geral contra a iFinex, o preço do bitcoin caiu de US $ 5.500 para US $ 5.085, já que muitos investidores em pânico venderam.
Mas o preço do bitcoin se recuperou rapidamente para US $ 5.170, fechando o dia com uma perda de 5%.
POR QUE O BITCOIN SE RECUPEROU DE MÁS NOTÍCIAS?
De acordo com o processo, a Bitfinex concedeu a si mesma acesso a US $ 900 milhões do tesouro de Tether, na tentativa de "esconder" sua aparente perda de US $ 850 milhões.
A Bitfinex enviou US $ 850 milhões para uma empresa com sede no Panamá chamada Crypto Capital Corp, não conseguiu o dinheiro de volta, e tomou um empréstimo da Tether para sustentar as operações da bolsa.
A Procuradoria Geral da República alegou que a operação encoberta do iFinex e a má gestão de fundos poderiam ser consideradas como fraude.
Emitido de acordo com a seção 354 do Direito Empresarial Geral, uma disposição do Martin Act de Nova York que confere amplos poderes ao Procurador Geral para investigar e suspender fraudes em relação a valores mobiliários ou commodities, a ordem judicial impede que os operadores da Bitfinex drenem ainda mais as reservas de caixa de Tether, ou tomando distribuições pessoais ou dividendos das reservas.
A falta de auditorias públicas e a transparência do Tether sempre foram o ponto focal dos críticos do stablecoin. Mas alguns sugeriram que o escândalo provou que a Tether tinha reservas de caixa suficientes para sustentar sua moeda estável na proporção de 1: 1 com o dólar americano.
Anteriormente, muitos céticos afirmavam que o Tether não era apoiado pelo dólar dos EUA.
Tecnicamente, o Tether é apoiado pelo dólar dos EUA e, como disse o Bitfinex em seu comunicado oficial, “tanto o Bitfinex quanto o Tether são financeiramente fortes - ponto final”.
As práticas da iFinex, Tether e Bitfinex são o que levou a Procuradoria Geral da Justiça a prosseguir com a ação, não se a Tether é apoiada pelos dólares americanos ou não.
Nesse sentido, embora na maior parte negativa, o escândalo Tether provou que, pelo menos até novembro de 2018, o Tether foi apoiado em dinheiro.
O Tether tem sido um stablecoin chave que atua como o par fundamental para a maioria das criptomoedas. Embora o processo retratasse potenciais práticas ilícitas da empresa, ele demonstrou que, na medida do razoável, é respaldado por dólares norte-americanos.
Como Kasper Rasmussen, diretor de marketing da iFinex, disse ao CCN:
As amarras permanecem completamente estáveis e 100% garantidas, então as reservas do Tether sempre igualam ou excedem o número de amarras emitidas. A única mudança é que a composição dos ativos que fornecem esse suporte inclui uma combinação de caixa, equivalentes de caixa e pode também incluir outros ativos ou recebíveis de empréstimos emitidos pela Tether.
COMO O MERCADO PROVAVELMENTE AVANÇARÁ
Os analistas continuam cautelosos com a perspectiva de curto prazo do mercado de criptomoedas.
Alguns traders sugeriram que a compra do bitcoin em 25 de abril poderia ser arriscada, uma vez que não está claro como o caso avançaria.
Mas, com base na reação do mercado nas últimas 12 horas, o mercado de criptomoedas está mostrando sinais de recuperação.