Mantenha-se à frente no mundo das criptomoedas com o Cabeça Bitcoin - sua fonte definitiva para as últimas notícias e insights sobre Bitcoin e outras moedas digitais.
O Centro de Informação e Desenvolvimento da Indústria da China (CCID) publicou uma nova lista de seu índice de classificação de criptografia. A mudança ocorre depois que o presidente Xi Jinping anunciou um plano para adotar a tecnologia blockchain.
Classificação de criptografia da China
O CCID é uma instituição de pesquisa que supervisiona o desenvolvimento das indústrias de informação da China. Funciona sob a supervisão do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação do país. A instituição cria uma ponte entre governo e empresas. Também fornece pesquisas, certificações e uma ampla variedade de outros serviços profissionais, como explica o site .
Em 17 de maio de 2018, o CCID lançou oficialmente ao público o primeiro Índice Global de Avaliação de Tecnologia de Blockchain . O índice classifica os principais projetos de criptografia com base em sua tecnologia, aplicabilidade e inovação subjacentes. Na época, o Ethereum recebeu uma pontuação de 129,4, ocupando o primeiro lugar na lista de avaliação, enquanto o bitcoin ficou em 13º.
Agora, o instituto publicou a 14ª edição do seu índice de avaliação de blockchain que consiste em 35 criptomoedas diferentes. A EOS está em primeiro lugar na lista, como tem sido desde junho do ano passado. O TRON subiu um ponto em comparação com a última edição, ficando em segundo lugar nos rakings, empurrando o Ethereum para a terceira posição. Notavelmente, Lisk subiu consideravelmente para a sétima posição, enquanto o bitcoin permanece na 11ª posição enquanto se prepara para um movimento de preço potencialmente significativo .
Devido a "um mecanismo de ajuste dinâmico [que] foi introduzido para regular a cadeia pública geral, cuja taxa de substituição de código é muito baixa", o instituto decidiu remover o XEM do índice.
A China autoritária proibiu ironicamente as críticas à tecnologia blockchain. A mudança vem depois do presidente Xi…
Além disso, o CCID eliminou o GXChain da publicação pelos mesmos motivos. A GXC foi classificada na 9ª posição na edição anterior do Global Blockchain Technology Assesment Index. A ação ocorreu depois que o Departamento de Polícia de Gushu abriu uma investigação contra a empresa por supostamente coletar dados de seus mais de 2 milhões de usuários verificados.
Enquanto a China se prepara para lançar sua própria criptomoeda nacional, o CCID continua a fornecer ao público esse índice. De acordo com o CCID:
"O resultado dessa avaliação permitirá ao grupo CCID fornecer melhores serviços de consultoria técnica para agências governamentais, empresas, institutos de pesquisa e desenvolvedores de tecnologia".
Isso marcou a terceira maior manifestação de 24 horas na história do bitcoin e enviou o criptoverso a um frenesi. Ursos se transformaram em touros. De acordo com o TheTIE, os tweets relacionados ao bitcoin saltaram 50% . As ações da Blockchain aumentaram mais .
E se isso não for uma nova corrida de touros? E se este for um último FOMO de entusiastas exaustos - o último suspiro de uma tecnologia que está morrendo?
Apesar de ter aumentado no final de semana, o Google Trends mostra que as pesquisas de bitcoin continuam tão populares quanto eram durante o "inverno de criptografia" no final de 2018.
Na maior pesquisa global sobre o sentimento de criptomoeda até o momento, o Crypto Radar descobriu que um número esmagador de pessoas planeja nunca comprar bitcoin. Quase nenhum plano para comprá-lo.
Em um relatório separado, a Grayscale descobriu que 75% de todos os investidores ainda associam o bitcoin ao crime.
Depois de mais de dez anos, quase ninguém o usa como um sistema de caixa eletrônico ponto a ponto. Seus defensores agora o chamam de "reserva de valor", que basicamente significa "compre porque o preço vai subir".
Um martelo à procura de um prego
Com certeza, o bitcoin é importante para muitas pessoas. Mas seu mercado é totalmente especulativo.
Nos mercados especulativos, os fatos não importam. É todo sentimento. Quando as pessoas vêem o preço do bitcoin subir, elas compram. Quando as pessoas veem o preço do bitcoin baixar, elas vendem. Ninguém para para pensar no que realmente está acontecendo por trás dos preços.
Substancialmente, nada mudou quando o preço passou de US $ 3.200 para US $ 14.000. Sem grandes inovações, sem grandes desenvolvimentos, sem adoção em massa.
Temos Lolli, Lightning Network, contratos inteligentes, cadeias laterais, Bisq, altcoins e dezenas de outras inovações de desenvolvedores e empresas. É possível que eles estejam trabalhando em tecnologia e serviços que ninguém está pedindo, tudo em uma tentativa de forçar o bitcoin para o mainstream?
Se o bitcoin é tão bom, não deveria ter ido muito além agora?
E, apesar de todo o progresso que fizemos, o que importa se estamos apenas tentando descobrir maneiras de nos tornarmos ricos?
Bakkt? Até agora, foram feitos cerca de 1.100 contratos em seu melhor dia. O CME faz cerca de 2.000 em um dia médio. Compare isso com o volume diário de 240.000 do contrato “e-mini” da Dow.
Fidelidade? Quando finalmente abriu sua plataforma de custódia de criptomoedas ao público este mês, seu CEO disse: "não é realmente grande coisa".
Jack Dorsey, CEO bilionário do Twitter e campeão de bitcoin, compra US $ 10.000 em bitcoin por semana . Ao longo de um ano, isso representa apenas 0,02% de sua riqueza. Sua equipe de desenvolvimento de bitcoin consiste em apenas cinco pessoas, e a Square Cash compõe uma pequena parte do seu portfólio de negócios.
Harvard comprou US $ 5 a 10 milhões em tokens da Blockstack, uma nova plataforma dApp, e todo mundo ficou louco .
Para a dotação de US $ 38 bilhões de Harvard, US $ 10 milhões são literalmente um erro de arredondamento - são 0,0000000025% da dotação total. É como um milionário comprando US $ 2,50 em bitcoin ou o seu americano médio jogando uma moeda de dez centavos em um pote de criptografia.
Mas, mas . . . mercado em alta!
Todo mercado em alta começa da mesma maneira: a escuridão seguida de um solavanco, uma queda e uma explosão. Você vê isso em todos os mercados e em todos os períodos. Leva meses - até anos - para as pessoas perceberem o que está acontecendo.
Às vezes, porém, esse mercado altista é realmente apenas um salto longo e prolongado.
Considere o mercado de ações do Japão.
Veja o gráfico do mercado de ações japonês desde 1950:
Compare isso com o gráfico de log do bitcoin nos últimos 10 anos:
Bem parecido, certo?
Obviamente, o mercado de ações do Japão está morrendo lentamente. Ele está mancando desde 1990, sustentado por uma intervenção maciça do governo. De fato, ainda está 45% abaixo do seu pico.
Você simplesmente não percebeu isso porque, durante a maior parte do século XXI, aumentou.
Quanto tempo você acha que vai continuar?
Isso é cautela, não FUD
Ao contrário dos mercados financeiros globais ou das indústrias em vias de extinção, nenhum governo ainda apoiou a criptografia com subsídios, crédito fácil, tarifas, resgates ou flexibilização quantitativa.
Isso significa que podemos lidar com fatos.
Para ser justo, o bitcoin ainda tem muito a oferecer. Veja a foto maior:
A taxa de hash e a dificuldade de mineração continuam a bater recordes.
Em um ano, podemos ver a adoção em massa do bitcoin e o preço de US $ 1 milhão que John McAfee continua falando . Ninguém sabe o que o futuro traz.
Por enquanto, vamos manter a cabeça nivelada. O Bitcoin ainda tem um longo caminho a percorrer, e a realidade é mais sutil do que “o preço sobe - bom! O preço cai - ruim!
Muitos caminhos para o sucesso
A maioria das tecnologias leva tempo para adotar a adoção convencional. Muitas vezes, eles falham antes de chegarem lá.
Quinze anos atrás, Segway fracassou ( literalmente ). Agora, sua tecnologia está em todo lugar.
Blackberry, nem tanto.
Não FOMO as bombas, e não se preocupe com as gotas. Bitcoin não é uma coisa certa. Um pouco de ceticismo saudável não é a pior coisa a ter.
Sobre o autor : Mark Helfman é um dos principais escritores sobre Medium e Quora para tópicos de criptomoeda, finanças e bitcoin. Seu livro, Consensusland, explora os desafios sociais, culturais e financeiros de um país fictício que funciona com criptomoeda. Em uma vida passada, ele trabalhou para Nancy Pelosi. Pegue-o em markhelfman.com .