
Acabou; está tudo acabado. Largue todas as sacolas que estiver segurando, capitule e venda. Tanto o grupo dos sete (G7) quanto o Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) decretaram, com toda a sua sabedoria, que o bitcoin falhou.
Um relatório sobre stablecoins do G7 e do BIS - também conhecido como o banco para governar todos os bancos - é uma leitura surpreendentemente sombria. Enquanto considerava as stablecoins como material para adoção em massa, o bitcoin recebeu elogios muito mais limitados. A pesquisa informa - dentro da introdução, que o BTC e outras criptomoedas “até agora falharam em fornecer um meio de pagamento ou armazenamento de valor confiável e atraente”. O relatório é elaborado citando a retórica exagerada dos problemas de escalabilidade do bitcoin e de é claro, o favorito de todos, a possibilidade de atividades ilícitas.
Para o BTC, este relatório é relativamente inconseqüente; na realidade, marca a 378ª vez que o bitcoin foi declarado `` morto '' ou algo semelhante como horrível. Certamente, alguns pontos não são totalmente injustificados, mas a afirmação hiperbólica de que o BTC falhou não se limita à ilusão; aqui está o porquê.
Bitcoin: o melhor ativo de sempre
Primeiro, vamos olhar para o básico. Na década desde a cunhagem inaugural, o BTC ganhou um monumental 9.874.900%. Desde o primeiro preço conhecido de aproximadamente US $ 0,08 há mais de uma década até o preço atual de (cerca de) US $ 7.900, o BTC exibiu mais crescimento do que o ouro, quase equivalente, conseguiu em mais de 100 anos; tudo apesar de citar atualmente um declínio de 60% em relação à sua alta histórica.
Além disso, esta é uma tendência que parece pronta para continuar. Olhando para os ganhos ano após ano do bitcoin, podemos ver que ele cresceu consistentemente, independentemente de uma miríade de 'bolhas estouradas'. Isso é bastante bem evidenciado observando os mínimos anuais do bitcoin. Depois de quase todos os movimentos parabólicos e subsequente retrocesso, o preço do bitcoin se estabilizou bem acima da baixa anual anterior.
Além disso, apesar da alegação contrária do relatório, parece que o bitcoin está ganhando força como um hedge macro. Isso também não é apenas sentimento, de acordo com pesquisa da Grayscale Investments. A empresa de investimento mostra que o aumento das tensões geopolíticas está tendo um impacto direto e positivo na ação dos preços do bitcoin . Um excelente exemplo disso foi visto após o aumento tarifário de Trump sobre as importações chinesas em maio, no qual o BTC citou um ganho significativo sobre os portos seguros contemporâneos, como o ouro e o iene japonês.
Desenvolvendo Fundamentos
Mas não é tudo sobre os ganhos. Embora os problemas de escalabilidade persistam como o calcanhar de Aquiles da indústria de criptografia, existem várias correções em andamento, tanto para bitcoin quanto para outras criptomoedas contemporâneas. Uma dessas correções específicas do BTC é a Lightning Network, um protocolo de segunda camada que procura aliviar a carga de transações do bitcoin. Atualmente, as porcas e os parafusos da rede ainda estão sendo trabalhados ; Ainda assim, com quase 6.000 nós ativos, é um passo significativo na direção certa.
Finalmente, o argumento para todos os adversários de criptografia - a capacidade de usar bitcoin para atividades ilícitas - que, sem dúvida, e de maneira irônica, o vê como uma forma de pagamento. Então, qual é? Os mesmos críticos argumentam que o bitcoin não pode ser usado como um método de pagamento confiável, mas confiam na alegação exagerada de que é uma boa opção de pagamento para criminosos da dark web.
Quem é um fracasso agora, não é?
É inegável que o BTC e muitas outras criptomoedas são usadas para atos ilegais, seja comprando narcóticos, contratando um assassino de aluguel ou qualquer outro ato nefasto. No entanto, isso não se restringe apenas ao bitcoin. Um painel realizado pelo Judiciário do Senado dos EUA sobre o assunto em 2018 constatou que, comparado ao volume de atividades ilícitas por meio de serviços financeiros tradicionais , a criptografia era apenas uma queda na água.
Infelizmente, apesar da subversão econômica que permite dentro de regimes tirânicos , bem como das muitas garantias que oferece àqueles dentro de países com uma moeda em extinção , o bitcoin ainda é manchado por sua vaga conexão com o submundo.
Em suma, parece que o G7 e o BIS podem querer voltar à prancheta com este.
Fonte: ccn.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário