domingo, 18 de novembro de 2018

Franklyn Richards, da Litecoin, diz que as criptomoedas serão institucionalizadas - e tudo bem

litecoin franklyn richards

Todo mundo ouviu falar da Litecoin. Sem mencionar seu carismático criador Charlie Lee, que vendeu todo o seu LTC no final do ano passado. Um movimento surpresa. No entanto, um que foi concebido para remover qualquer conflito de interesses entre sua presença ativa na mídia social e o preço da moeda que ele criou.
Mas você sabia que Charlie Lee, tão reverenciado quanto ele no mundo da criptografia, não desenvolveu ativamente o código para o Litecoin em anos? Ou que outro homem, Franklyn Richards, está trabalhando incansavelmente nos bastidores para manter o estandarte do Litecoin voando alto?

Franklyn Richards
Franklyn Richards

Como diretor fundador da Litecoin Foundation , operadora da Litecoin.com, e COO da Zulu Republic , uma empresa de blockchain que desenvolve um conjunto de produtos para a Litecoin, você poderia pensar que Franklyn estaria um pouco mais alto no radar.
Mas uma busca superficial por informações sobre o pioneiro Litecoin traz poucos resultados. Ele não usa o LinkedIn, ele não apareceu em muitas entrevistas, e você teria dificuldade em adivinhar o Twitter dele.










Então, quem é Franklyn Richards? Qual o papel dele com o Litecoin? Como ele conheceu Charlie Lee? Quais são seus pontos de vista sobre adoção em massa, swaps atômicos e Bitcoin Cash ? E onde ele vê o futuro da “prata para o ouro do bitcoin?” (Uma expressão que ele odeia veemente a propósito).

Eu me encontrei com o misterioso Litecoin.com COO (e sua mãe) na Web Summit em Lisboa na semana passada para descobrir.

Você é um homem difícil de obter informações. A privacidade é importante para você?

"Umm, talvez", ele pondera. “Eu sou muito ativo. Eu não estou necessariamente interessado [nas mídias sociais]. Se for relacionado a negócios, estarei lá, se me interessar.
Mas geralmente não sou um grande fã de perder tempo no Twitter … não estou interessado em muita especulação. Estou muito mais interessado em colocar a cabeça no chão e trabalhar na construção das coisas que serão grandes na próxima vez. ”

Por que você acredita em criptomoedas e como tudo começou para você?

“Honestamente, eu me envolvi como a maioria das pessoas em apenas um“ qual é o hype dessa coisa nova? ”Parte disso é“ eu posso ganhar dinheiro com isso ”, mas quanto mais eu olhava para além do nível superficial de dinheiro digital, mais interessado me tornei.
Eu vi isso como o próximo grande trampolim nas finanças . E acredito que estamos apenas no começo disso. Estou ansioso para gastar tempo construindo o futuro do dinheiro ”.
Interessante. Então, como um recém-criado entusiasta de criptografia de Nottingham, no Reino Unido (“a terra de Robinhood”, ele brinca) se envolveu com um ex-funcionário do Google e fundador da Litecoin em todo o Vale do Silício? A internet é uma ferramenta poderosa para fazer as conexões certas, mesmo em 2013.
Franklyn não conviveu com Charlie em algum evento de criptografia repleto de estrelas ou até mesmo se encontrou enquanto trabalhava pessoalmente. Ele estendeu a mão para ele no Reddit .

paddy_cosgrave_websummit
Web Summit Lisboa, Fonte: Web Summit

Então, por que Litecoin em particular?

“Realmente, o Litecoin era apenas porque o Bitcoin era muito caro… É uma coisa ruim de se dizer, mas é uma coisa psicológica que afeta a maioria das pessoas, e eu não acho que devemos ignorar isso. As pessoas olham para algo como o Bitcoin e dizem: "isso é muito dinheiro".
Na época, o bitcoin estava quebrando apenas US $ 100, e eu estava sentado com minha mãe em um bar [aponta para ela no outro extremo da mesa de entrevistas], e eu disse: "Devemos pegar um desses!"
A gentil senhora que acompanhava Franklyn (que eu presumi erradamente ser sua RP) sorri e solta uma risada. Eu me viro para ela e pergunto qual foi a reação dela, sabendo muito bem o tipo de resposta que eu poderia esperar dos meus próprios pais sobre comprar algo que você não pode ver (especialmente depois de alguns copos).
Mas ela calmamente diz: “Eu escutei sua explicação de sua compreensão e crença de para onde esta tecnologia estava indo, e eu acreditei nele. Eu confiei nele, e na verdade invistai algum dinheiro ”, ela revela, antes de fazer uma pausa,“ que perdemos ”. E então solta uma gargalhada, do tipo que os ingleses fazem tão bem quando as coisas não vão bem.
Franklyn olha para a mãe sem aborrecimento. Está claro a força da dinâmica que esta dupla mãe-filho está passando. Eu tenho a suspeita de que ela iria apoiá-lo através de grossas e finas, mesmo que a criptografia e o Litecoin implodissem em si mesmos.
Ele afaga a barba brevemente e diz: “bem, você realmente não entendeu a tecnologia, mas você teve a confiança em mim para se juntar a mim e colocar algum dinheiro nisso. O preço é uma grande parte disso, mas acho que devemos tentar nos afastar dele.
Acredito que no futuro as pessoas usarão o Bitcoin e não saberão que estão usando . Porque, por que usamos as moedas fiduciárias? Nós não usamos isso porque vamos ganhar dinheiro com isso, nós o usamos porque é imposto a nós ”.
Ele rapidamente se contorce, entendendo o peso de suas palavras:
“Não que o Bitcoin seja forçado nas pessoas! É melhor que as instituições usem a tecnologia, então as pessoas a usarão sem saber, e acho que isso vai ser um grande impulsionador do preço. Muitas pessoas não sabem que estão usando, mas certamente colherão os benefícios disso. Eu acho que é basicamente o futuro das criptomoedas . ”

Então, as criptomoedas serão tomadas pelas autoridades centralizadas no final?

Franklyn acena com a cabeça e diz: “Temos que ser realistas, acho que instituições centralizadas têm um grande benefício para derivar disso, e eles repassarão esse benefício para seus usuários. É uma corrida. É capitalismo. Se eu puder oferecer aos meus usuários algo melhor e mais barato, mais usuários virão até mim. Estamos atualmente vendo uma corrida institucional para aceitar isso .
A empresa-mãe da New York Stock Exchange, a Ice Markets, lançou recentemente a Bakkt e outra, a CME, também está lançando operações institucionais e a segurança desses ativos. Gêmeos também está entrando nisso. As pessoas percebem que não importa se os clientes sabem alguma coisa sobre essa tecnologia. Não sabemos necessariamente como funcionam os cartões ou bancos, mas sabemos que eles nos fornecem um serviço.

Se as empresas fornecem um serviço melhor usando uma moeda descentralizada como Litecoin ou Bitcoin, então é melhor para elas [os clientes], e eu acho que é assim que vai funcionar…

Bitcoin e Litecoin na rede Lightning
Charlie Lee, Twitter

A maior parte do valor será derivada de pessoas invisíveis, sem saber. Há apenas uma certa parte de nós que é hardcore nele, como "eu vou segurar minhas chaves privadas", "é o futuro", "abaixo com o governo!" Seus olhos se iluminam.
“Eu gosto de me distanciar dessas pessoas. Acho que deveríamos trabalhar juntos, em vez de dar um jeito nessas coisas, devemos mostrar a eles que existe uma maneira melhor. ”

Considerando a forte posição de Franklyn sobre o capitalismo e as instituições que assumem a criptomoeda, presumivelmente, ele é a favor da regulamentação?

Eu não acho que a regulação é necessariamente necessária ", afirma, pegando-me desprevenido. Como muitas pessoas apontam a falta de regulamentação como a maior barreira à adoção institucional de criptomoedas, a resposta de Franklyn é inesperada. Mas ele continua a justificar sua resposta em sua maneira deliciosamente britânica e articulada.
“Você não pode regular algo sem controlá-lo. Tudo o que vai fazer é inibir seu crescimento. Se os estados são muito amigáveis ​​e acolhedores (o que eles deveriam ser) isso seria melhor, mas mesmo se eles colocassem uma proibição ao bitcoin, as pessoas ainda usariam bitcoin.

Um ditado que eu acho que não é mais transmitido o suficiente e que é “ você pode tirar seu país do bitcoin, mas você não pode tirar bitcoin do seu país ”. E é bem verdade.

E aqueles que acreditam que o Litecoin substituirá o Bitcoin ou o Bitcoin 2.0?

“Eu acho que o Bitcoin sempre terá seu lugar como número um, pelo menos no futuro previsível. Parte disso é a proveniência, sendo a primeira desse tipo. A marca é muito forte. É por isso que eu acho que pessoas como Roger Ver e aqueles que são grandes no Bitcoin Cash apenas dizem, “Bitcoin Cash, Bitcoin Cash”, e eles pressionam a palavra “Bitcoin” porque sabem o quão forte é essa associação. ”
Seu rosto fica vermelho de indignação quando afirma: “ Se eles não tivessem essa associação em seu nome, o Bitcoin Cash não valeria nada próximo de seu valor atualmente , mesmo com Roger e seus bilhões apoiando e promovendo essa coisa.
Bitcoin Cash é bom de existir, mas eu não sou muito afeiçoado ou acolhedor com os ataques sociais. Nós deveríamos ser mais abertos. Se você não consegue ficar de pé sozinho sem andar de rabo de qualquer outra coisa, então eu acho que é um ativo muito fraco. ”
Ele continua, claramente ganhando força e totalmente em seu ritmo:
“O Litecoin não usa o nome do Bitcoin. Nós nunca dizemos que é Bitcoin 2.0, muitas dessas coisas que saem usam esse tipo de campanha publicitária. Nós gostamos de ficar longe de usar essa terminologia porque mostra como você está dependente de estar ligado a algo muito mais forte. Litecoin está por conta própria . E isso há muito tempo.
Você já ouviu a frase "prata em ouro de bitcoin". Eu não sou fã disso. As pessoas usam isso porque é uma coisa divertida e fácil, mas está muito prejudicada, e a comunidade e o Litecoin entendem porque você não deveria realmente usar isso. ”

Quais são as principais vantagens do Litecoin então?

"Temos taxas mais baixas e tempos de bloqueio mais rápidos", ele diz, e depois pausa, "mas sejamos honestos conosco mesmos, podemos fazer tempos de bloqueio mais rápidos, mas ter tempos de bloqueio mais rápidos significa que esses bloqueios são menos seguros porque leva 2,5 minutos para reverter um bloco em vez daqueles 10 minutos ...
Mas Litecoin é muito forte e é muito mais um complemento do que um concorrente. Bitcoin será o número 1 por muito tempo, mas essas duas coisas se fortalecem. Nós não competimos, nós nos beneficiamos , especialmente com a Lightning Network e swaps atômicos ”.

Vamos falar um pouco sobre a Lightning Network e Atomic Swaps ...

“Com o lançamento da Lightning Network, se você quiser enviar dinheiro e trocas atômicas, posso enviar o meu litecoin, e posso pagá-lo em bitcoin, e tudo é feito de forma automática e perfeita.
Não está completamente lá ainda, mas será. E estou muito animado com isso. Também significará que as pessoas que quiserem transacionar bitcoins para bitcoins na Lightning Network poderiam usar o litecoin como intermediário, o que reduziria suas taxas.
Litecoin tem uma enorme quantidade de liquidez no mercado que é muito importante; Atualmente, nenhuma outra moeda realmente tem isso no mercado. Ethereum está bem, mas não é dinheiro ; é uma plataforma de aplicativos e não é mais descentralizada porque as pessoas estão imprimindo tokens na rede. Seu blockchain passou de alguns gigabytes para mais de um terabyte ou algo doido como esse.
Bitcoin e Litecoin fazem uma coisa muito bem, e isso é dinheiro . E é dinheiro para complementar um ao outro, não bater um no outro ”.

Vamos falar sobre a Fundação Litecoin e Charlie Lee ...

“A fundação Litecoin é uma organização sem fins lucrativos criada em Cingapura para apoiar o ecossistema da Litecoin. Portanto, não estamos conectados ao Litecoin, não desenvolvemos o Litecoin, simplesmente apoiamos negócios e pessoas que desejam aprender mais sobre a tecnologia. Se você fosse se livrar da fundação, Litecoin ainda existiria por si só como uma forma forte e segura de dinheiro . Contanto que seja separado e não cozido na coisa, está tudo bem.

fundação litecoin
Fonte: Litecoin-foundation.org

O problema com muitas coisas novas sendo lançadas é que suas empresas são ICO ou capital de risco financiado, elas são responsáveis ​​perante as pessoas, e elas têm esse dinheiro que tem que gerar dinheiro para os investidores ... Com a Fundação Litecoin, somos apenas outra organização que está configurado para dizer "isso é legal, você deve olhar para ele."
Franklyn tem um olhar condenado em seu rosto e sincera expressão em seus olhos. É claro que ele não mede suas palavras.

“Eu acredito (e Charlie entendeu isso quando ele se afastou do projeto) que deveria se sair bem sem ele. Muitas pessoas podem não saber disso, mas Charlie não desenvolveu código para o Litecoin há anos, acredito agora .
Temos outra equipe de pessoas que são separadas da fundação Litecoin. Nós os patrocinamos, damos-lhes dinheiro, mas não os forçamos a fazer nada, é apenas uma doação para dizer "continue com o bom trabalho".
Acredito que ele quer ser o criador dessa nova tecnologia, Litecoin, e é aí que ele obterá seu valor e apreciação. É como: "Eu tenho dinheiro, eu entrei cedo nesta tecnologia, não é sobre dinheiro para mim."
É como ter um filho. Ele quer ver que a criança tenha sucesso, caso contrário ele pode sentir que falhou. Mas, ele se afastou de muitas coisas, e ele é basicamente agora o principal promotor de Litecoin e a face externa do projeto . Ele abre a porta para muitas oportunidades que não teríamos, como acontece com a HTC .
Ele está preso como uma figura de proa. Seu papel é como uma figura paterna para nós sermos um pouco de mãos livres e nos deixar seguir mais e mais independentemente, mas dirigir o navio quando necessário.

charlie lee litecoin cryptocurrency bitcoin
Criador de Litecoin Charlie Lee | Fonte:  SV Ethereum / YouTube

Eu mesmo, eu executo o Litecoin.com sozinho. A Fundação é a sua própria coisa, separada do Litecoin.com. Estamos todos separados. Se algum de nós desaparecesse, o ecossistema continuaria intacto …
Você disse no começo que era difícil encontrar informações sobre mim. Parte disso é para mim, mas estou certamente muito mais ocupada do que muita gente poderia perceber. ”
De fato. Parece que Franklyn é um show de um homem só. Mas, novamente, sabemos que não é a natureza da criptografia e nem é a verdade. Litecoin é uma comunidade sem nenhuma pessoa responsável por sua ascensão ou queda, fracasso ou sucesso. Então, com isso em mente ...

Quais são os principais desafios para o Litecoin avançar?

"Nós teremos exatamente as mesmas questões de escalonamento avançando como Bitcoin", Franklyn admite, embora ele conteste, "Eles não são tão predominantes agora, porque menos pessoas transacionam no litecoin. Ainda temos dezenas de milhares de transações todos os dias e milhões - se não centenas de milhões - passaram pela rede Litecoin…
Também estamos trabalhando com o Lightning Labs . Não é "Bitcoin, em seguida, Litecoin". Eles estão fazendo isso ao mesmo tempo. O Lightning Labs está implementando o Litecoin na rede junto com o Bitcoin ao mesmo tempo.
Eu acredito que o futuro será muitos ativos conectados uns aos outros, mas agora é Bitcoin e Litecoin que lideram isso. Não é Bitcoin e Ethereum, ou Bitcoin e Ripple, ou Bitcoin e Bitcoin Cash. É Bitcoin e Litecoin, as duas coisas que se concentram em fazer uma coisa muito bem e isso é dinheiro .

E minha última pergunta, então. Onde você vê tudo isso daqui a 10 anos?

"Em 10 anos?" Seus olhos se arregalam, "Muito maior do que é agora. Acredito que vai dar um grande passo em direção ao lado institucional, e isso está sendo transmitido para os usuários sem que eles necessariamente percebam isso.
Eu não vou especular sobre o preço desses ativos, mas eu vou dizer que se você falar comigo daqui a 10 anos, nós olharemos para trás e diremos “Uau, todo mundo estava em pânico que essa coisa estava morrendo e estava na sarjeta! ”Ele sorri. Sua mãe sorri. Eu devolvo o gesto. Todos nós compartilhamos uma compreensão e uma fé comuns de que a criptografia é, de fato, o futuro.
“Em comparação com ativos como o ouro, com um valor de mercado de US $ 7 trilhões, somos uma fração disso. Temos um longo caminho a percorrer e estamos apenas começando. ”
Então apertem os cintos e aproveitem o passeio.
Imagem destacada Shutterstock

Quer saber O Que Realmente Está Fazendo Pessoas COMUNS Ganhar Muito Dinheiro Através do Bitcoin? Clique Aqui !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário