
É possível que a decisão do Federal Reserve dos EUA de apertar seu balanço contribuiu para que o bitcoin e o mercado de criptomoedas mais amplo perdessem força em 2018? Em caso afirmativo, o que os investidores em criptografia esperam do banco central de forma independente no futuro?
Mati Greenspan, analista sênior de mercado da plataforma de negociação eToro, explorou essas e outras questões em uma sessão de webinar abrangente na terça-feira.
Redução do Balanço do Fed pode ter Shaken Bitcoin
Falando sobre como até mesmo diversas classes de ativos podem mostrar correlação, Greenspan disse que o programa de aperto quantitativo do Fed poderia ter sido uma das várias razões pelas quais o preço do bitcoin caiu tão severamente no ano passado.
Ele explicou que a decisão do Fed de reverter sua compra de bônus da era da crise provocou uma onda de vendas em todos os mercados tradicionais e emergentes, incluindo ações dos EUA, ações e ativos criptográficos. A decisão tirou dinheiro do sistema quando o Tesouro começou a procurar novos compradores para suas dívidas, afastando assim os investidores de seus hábitos de compra.
Em 2017, Greenspan ressaltou que o preço do bitcoin subiu no programa de flexibilização quantitativa liderado pelos bancos centrais e no programa de taxas de juros mais apertadas. Como o corte de uma carteira do Fed de US $ 4 trilhões permanece sob um modo de piloto automático, isso faria com que o Fed aumentasse as taxas de juros em mais um quarto de ponto. Outros analistas esperam que o programa de aperto quantitativo seja executado até que o balanço do Fed chegue à faixa de US $ 3,6 a US $ 3,7 trilhões. Quando isso acontecer, não pode ser previsto.
Economistas do Morgan Stanley acreditam que a venda de títulos continuaria até setembro. A TD Securities, com sede em Nova York, colocou o prazo até outubro. O Barclays joga sua previsão com mais segurança colocando o fechamento do programa em meados de 2019. O Deutsche Bank prevê que se estenda até o final de 2019, enquanto o UBS espera que o programa termine em junho de 2020 em US $ 3,5 trilhões.
A soma de todas as análises sugere que o bitcoin ainda pode estar dentro de uma correção de baixa em relação ao dólar americano. Também é o mesmo para outros mercados, incluindo S & P 500, Nasdaq e Dow Jones.
Lidando com a guerra comercial EUA-China
No momento em que a paralisação do governo dos EUA prossegue em seu 19º dia, Greenspan deu a entender que isso não estava afetando o progresso feito para acabar com a atual luta comercial entre os EUA e a China.
“A guerra comercial EUA-China está parecendo muito mais promissora nos dias de hoje; eles têm um prazo até 1º de março para fazer um acordo juntos ”, disse o analista, avaliando a possibilidade de prorrogações do prazo.
Greenspan também investigou os dados de mercado que vinham da China, que, segundo ele, "não eram grandes". Já caído abaixo do nível de 6%, a queda do PIB, como observou Greenspan, poderia ter sido causada pelo comércio entre EUA e China. briga. Olhar através de uma lupa também mostra que a demanda doméstica na China foi mais fraca mesmo antes de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, travar sua guerra comercial.
Mercados Emergentes e Bitcoin
O aperto econômico contra alguns dos mercados emergentes, como Venezuela, Turquia e Irã, pode fortalecer o dólar. Suas moedas locais, previu Greenspan, provavelmente sucumbirão a sanções e restrições quantitativas e aumento da taxa do Fed até agosto. Esses mercados podem ver um raio de esperança se o Fed decidir desacelerar seus planos de retirar dinheiro do mercado e tornar os empréstimos mais onerosos. Uma decisão tão unilateral poderia tirar algum peso dos ombros das economias em dificuldades.
Mais ou menos na mesma época, os criptoeiros já começaram a prever que os mercados despojados pelo dólar começariam a optar pela bitcoin como uma reserva alternativa de valor. A especulação pode permitir que a moeda digital adicione algum sentimento otimista ao seu mercado, considerando que já terá ganho uma exposição institucional adequada até meados de 2019.
Brexit pode causar volatilidade no mercado
Evitar a política pode ser difícil para os investidores globais, já que o Brexit também marca sua influência sobre as ações iminentes do mercado . Greenspan acredita que a incerteza em torno de eventos como a guerra comercial EUA-China e o próprio Brexit poderia trazer volatilidade suficiente ao mercado, o que poderia ser aproveitado pelos investidores para gerar ganhos intermediários. Se a decisão sobre o proposto divórcio do Reino Unido na Europa se atrasar mais ainda, dado que os deputados votam no referendo e fazem com que Theresa May busque uma decisão por meio de eleições gerais, ações do Reino Unido, títulos e libras esterlinas poderiam estar em uma montanha-russa. mercados.
Se Brexit acontece no tempo, Greenspan afirmou, então isso significaria um período estável para o mercado interno do Reino Unido.
Bullish on Ripple (XRP) em 2019
"O XRP é um ativo digital incrivelmente único e estou otimista", disse Greenspan.
O analista explicou que, apesar de seu longo sentimento sobre a criptomoeda, ele tem algumas reservas sobre a Ripple Labs que detém a maioria dos tokens XRP nas reservas e como a Securities and Exchange Commission dos EUA categorizaria o token: segurança ou utilidade. Greenspan acreditava que nomear XRP como um token de segurança seria extremamente pessimista para a criptomoeda, acrescentando que ele pensa que funciona como um utilitário.
Essas bilhões de unidades de XRP em reservas não terão importância se a Ripple assumir o sistema bancário, acrescentou ele.