terça-feira, 26 de junho de 2018

O economista do Nobel Naysayer Robert Shiller chama Bitcoin de 'movimento social'



Robert Shiller , o ganhador do Prêmio Nobel de Economia, que chamou de bitcoin uma bolha, observou que o bitcoin é um movimento social e sua popularidade nos EUA varia de acordo com a geografia, de acordo com a Bloomberg . Ele chamou isso de uma resposta não racional a novas informações.
Falando na Bloomberg TV com Guy Johnson e Tom Keene, Shiller, professor de economia da Universidade de Yale, disse que o bitcoin é mais popular na Costa Oeste do que na Costa Leste, devido ao interesse da Silicon Valley pela tecnologia.

'Epidemia De Entusiasmo'

Shiller, que previu tanto a bolha imobiliária quanto a bolha das empresas pontocom na economia dos EUA, disse que a resposta ao bitcoin é uma "epidemia de entusiasmo" e é um movimento social.
Perguntado se concorda com a comparação entre o bitcoin e a bolha de tulipas do século 17 na Holanda que alguns pessimistas de bitcoin fizeram, Shiller observou que as tulipas ainda carregam valor e que há tulipas caras.
Ele disse que o bitcoin não existirá em 100 anos, mas se sobreviver, será diferente do que é atualmente. Ele disse que terá um nome diferente.
Em 2013, o bitcoin excedeu US $ 1.000 apenas para perder 80% de seu valor, observou Shiller. Tal cenário poderia acontecer novamente. Enquanto ele acredita que o bitcoin é uma bolha, ele não acha que seu valor cairá necessariamente a zero.
Embora tenha criticado o bitcoin, Shiller disse que gosta do espírito inovador e do entusiasmo que a criptocorrência criou.
Em abril deste ano, ele disse que a excitação do bitcoin foi impulsionada por excitação e emoção que não se baseavam em fortes fundamentos financeiros. O hype, disse ele, é impulsionado por um sentimento de rebelião contra o sistema. As pessoas admiram algo que não vem do governo.
Como moeda, ele disse que o bitcoin devolveria a humanidade à idade das trevas.

Os pessimistas de Bitcoin abundam

Shiller é um dos muitos observadores do mercado que não acredita na viabilidade a longo prazo do bitcoin. Ken Griffin, CEO e fundador da Citadel, uma firma de gestão de fundos de hedge, comparou o bitcoin à bolha de tulipas da Holanda.
Os pessimistas da Bitcoin também incluem Jamie Dimon, CEO do JP Morgan Chase; James Gorman, EO e presidente do Morgan Stanley; Nouriel Roubini, professor de economia da Stern School of Business da Universidade de Nova York; Jim Cramer, apresentador de Mad Money e autor de best-sellers; O CEO do Credit Suisse, Tidjane Thiam; Severin Cabannes, vice-presidente geral da Societe Generale; e Katsunori Sago, diretor de investimentos do Japan Post Bank no Japan Post Bank.
Imagem em destaque da Shutterstock
Quer saber O Que Realmente Está Fazendo Pessoas COMUNS Ganhar Muito Dinheiro Através do Bitcoin? Clique Aqui!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário