A implosão
catastrófica do mercado de ontem empurrou o
preço do
bitcoin para uma espiral descendente devastadora de 17% que o viu mergulhar tão baixo quanto $ 8.000 antes de se estabilizar.
Quando o sangramento finalmente parou, os investidores em criptografia ficaram com duas perguntas paralisantes: o que aconteceu e para onde vai o bitcoin daqui?
Diagnosticando a queda brutal do Bitcoin
Os investidores cansados conseguiram o que desejavam na terça-feira, com a volatilidade atingindo o bitcoin e os mercados mais amplos de criptomoedas,
obliterando um nível de suporte principal em torno de US $ 9.000. Um dos lixões mais brutais de 2019, viu US $ 37 bilhões de cair o queixo varrendo toda a capacidade de mercado de criptografia no espaço de 24 horas.
Embora os mercados tenham ficado praticamente
estagnados nos últimos meses, esse último retrocesso é particularmente indesejável, levando o BTC a um preço nunca visto em três meses.
Os analistas dizem que os técnicos apontam que o BTC atinge o ápice de um triângulo descendente - uma formação de baixa, tipicamente indicativa de reversão.
O proeminente comerciante de criptomoedas Josh McGruff chegou a chamar o despejo antes do tempo. Ele destacou explicitamente o triângulo e acertou a previsão com quase precisão.
Em entrevista à CCN, Mati Greenspan, analista sênior de mercado da eToro, também destacou esse padrão:
"O padrão técnico de baixa está em jogo há algumas semanas e parece ter finalmente rompido".
No entanto, os fundamentos provavelmente também tiveram um papel importante, e não houve escassez de possíveis gatilhos.
Tudo é completamente completo
Tornou-se um meme
culpar a atividade sem brilho do Bitcoin após o lançamento de Bakkt no desempenho miserável do primeiro dia da plataforma. Após o
lançamento decepcionante , o Bitcoin exibiu uma pausa, diminuindo de US $ 10.000 para US $ 9.600.
De acordo com Greenspan, da eToro, Bakkt provavelmente foi fundamental no grande despejo de terça-feira. O analista atribuiu a natureza exagerada à realidade de Bakkt à principal perda de sentimento.
"O principal catalisador parece ser o volume assombroso da estréia de Bakkt em Wall Street. Os traders estão comprando esse boato há meses e parece que agora venderam a notícia".
Também falando à CCN, o analista Alex Krüger parecia concordar com Greenspan, acrescentando que o lançamento do Bakkt convergiu com uma configuração técnica de baixa para acender a liquidação.
"A decepção da Bakkt foi o gatilho que encorajou os vendedores. O restante foi totalmente técnico. Momentum começou, vendedores muito grandes foram vendidos a 9300, e o restante foram todos os stop loss / liquidações que aceleraram uma vez abaixo de 9000 - como todos deveriam esperar, devido ao amplo período de consolidação ".
O clássico BitMEX Long Squeeze
Sempre que algo der errado nos mercados de criptografia, os investidores instintivamente olham para a plataforma de negociação de margens
BitMEX .
Sua alavancagem de 100X tornou-se material de lenda, e também acumula histórias de horror, já que a maioria das maiores liquidações do mercado ocorre na bolsa. De fato, mais uma vez o BitMEX é suspeito no despejo e, embora provavelmente não seja a causa principal, é certamente um contribuidor provável.
Skew Markets destaca liquidações longas de US $ 600 milhões em Bitcoin BTC | Fonte: Twitter
Durante o despejo de ontem, mais de US $ 600 milhões em bitcoin long foram liquidados no BitMEX. A Skew Markets, uma empresa de análise de dados, sugeriu - assim como Krüger - que isso tinha muito a ver com o despejo, deixando Bakkt como o bode expiatório conveniente.
É altamente provável que a liquidação em massa tenha causado um
longo aperto - onde os investidores alavancados com posições compradas foram vendidos em um mercado em queda para reduzir suas perdas, criando um efeito dominó.
Conspiração de expiração de futuros de Bitcoin CME
Outro catalisador em potencial para o crash pode ser a próxima expiração de futuros de bitcoins de Chicago Mercantile Exchange (CME).
Outro mês, outra queda de bitcoin perfeitamente cronometrada. Como sempre, o BTC parece estar reagindo ao vencimento mensal dos contratos futuros da CME. Esse fenômeno vem ocorrendo já em abril e ainda não parece ter terminado. A cada mês, na semana de vencimento dos futuros, o bitcoin realiza perdas em um grau de cerca de 8%, em média.
Independentemente da porcentagem, um deslize transparece. Cada. Solteiro. Tempo.
Isso se tornou uma prática tão excluída que alguns traders basearam suas posições em torno do evento:
Luke Martin se preparando para outra venda no mercado após o vencimento dos contratos futuros de CME | Fonte: Twitter
Este parece ser o caso mais uma vez, apenas em uma extensão muito maior. Porque agora? Ninguém tem certeza. Pode ser pura coincidência ou
manipulação .
The Federal Reserve Pump (Teoria do Wild Card)
Antes que você fique animado: Não, o Fed não mexe com bitcoin com efeitos catastróficos, mas mexe com as taxas de juros no mercado noturno, por meio de acordos de
recompra .
O que tudo isso significa?
Na semana passada , os bancos nos Estados Unidos ficaram com
pouco dinheiro , fazendo com que as taxas de empréstimo aumentassem e forçando o Fed a injetar bilhões no setor financeiro. Travis Kling, chefe da empresa de gerenciamento de ativos criptográficos Ikigai, acredita que isso poderia ter impactado o BTC.
Travis Kling vê uma conexão entre acordos de recompra e queda do BTC | Fonte: Twitter
Sob o tweet, Kling escreveu:
"A situação do mercado de recompra é um sintoma de uma situação maior que foi apelidada de 'escassez de dólares'".
Novamente, a tese de Kling não é compartilhada pela maioria dos analistas.
O que vem a seguir para o BTC?
Quanto ao que acontece agora, o sentimento parece ser razoavelmente baixo.
O "índice de medo e ganância" - uma ferramenta que estima o sentimento do mercado - está
atualmente dando uma leitura de 15, indicando otimismo superficial. O índice mede suas descobertas por meio de dados coletados de várias fontes, incluindo pesquisas, domínio do BTC, sentimento das mídias sociais, volatilidade do mercado e tendências do Google. Uma leitura de 100 indica puro otimismo, enquanto 0 denota "
medo extremo ".
Embora o sentimento esteja no lado mais baixo, os técnicos podem ser a graça salvadora do BTC. De acordo com Greenspan, o bitcoin atualmente está pressionando contra um nível crítico de suporte:
"No momento, o bitcoin está testando sua média móvel de 200 dias, um indicador técnico que tem sido uma métrica chave da tendência do bitcoin há vários anos."
Isso foi apontado por alguns outros analistas hoje. Josh Rager observou a necessidade desse nível de manutenção, ou então o BTC corre muito mais perdas.
Josh Rager sobre o que vem a seguir para bitcoin | Fonte: Twitter
Um homem que não acredita - ou se importa - se o BTC manterá essa média móvel é o inseto de ouro Peter Schiff. Provavelmente se divertindo com o declínio de ontem, Schiff forneceu sua própria
previsão , sugerindo que o BTC poderia chegar a US $ 4.000.
Krüger admite que, embora ele não tenha a capacidade de adivinhação que Schiff claramente possui, ele acredita que o preço pode ter espaço para se mover mais baixo:
"Não tenho bola de cristal, mas procuro outro teste de 8000 nos 7000 superiores. Essa é uma boa área para os preços pararem de cair. Torna-se uma armadilha para ursos quando o preço ultrapassa o ponto de ruptura, que era 9300".
No entanto, há uma última esperança de represália a longo prazo - uma famosa profecia feita oito meses atrás nas profundezas mais sombrias de 4chan:
US $ 16.000 em outubro, previu o usuário anônimo do 4chan. "Os gráficos nunca mentem."
Fonte: ccn.com