terça-feira, 17 de setembro de 2019

A Ripple é descentralizada ou não? Especialista em Blockchain encerra o debate

Criptomoeda XRP de ondulação

Os fãs da Ripple pregam com firmeza que a criptomoeda é executada em uma rede descentralizada.
Uma pesquisa rápida do termo “Ripple Descentralizado” no Twitter revela hordas de contas alegando que “O Padrão” é descentralizado por natureza. Muitos estão se unindo na tentativa de provar seu argumento.

O usuário que reivindica o Ripple é descentralizado
Tweet do ChardyXBT. Fonte: Twitter

Além disso, o diretor de tecnologia da Ripple Labs, David Schwartz, escreveu um artigo alegando que o XRP Ledger é mais descentralizado que o bitcoin e o Ethereum para o deleite dos apoiadores do Ripple.
Se você examinar atentamente o artigo, no entanto, parece que o executivo do Ripple Labs atacou as duas maiores criptomoedas para fazer com que o Ripple pareça bom sem abordar a questão central da descentralização. Assim, para o Joe médio, o artigo pode colocar mais perguntas do que respostas.
No entanto, conversamos com um especialista em blockchain para finalmente chegar ao fundo da questão da descentralização. Ouvir sua posição não era surpreendente.

Especialista em Blockchain: 'Vamos ser realistas sobre onde existe o Ripple neste espectro de descentralização'

Matt McKibbin é o fundador e diretor de descentralização da Decentranet . De acordo com o site da empresa, o objetivo do Decentranet é dar vida a projetos de blockchain, criando parcerias e conectando empreendedores a investidores. Assim, o executivo sabe uma coisa ou duas sobre blockchains descentralizados.
McKibbin conversou com a CCN e compartilhou sua posição sobre se o Ripple é descentralizado ou não. Ele disse:
A ondinha é centralizada. É basicamente uma maneira de bancos e grandes instituições financeiras negociarem em um livro distribuído.

Para explicar melhor sua posição, McKibbin também explicou as qualidades que compõem uma rede descentralizada.

Matt McKibbin: 'Os sistemas monetários do mundo, avançando, são sem permissão e sem fronteiras'

Para ser considerado como uma blockchain descentralizada, qualquer pessoa deve poder usar a rede "a qualquer momento", disse McKibbin. Ele também enfatizou que os sistemas descentralizados têm "mineração ou outra forma de suporte à rede".
Além disso, ele disse:
Para moedas descentralizadas e ecossistemas financeiros, os mineradores são o componente principal e cada sistema possui sua própria modalidade para determinar quanta energia e influência cada minerador pode produzir.

Não há mineradores executando o blockchain XRP. Mais importante, o XRP do token de criptografia foi pré-extraído pelo Ripple Labs. Foram liberados 100 bilhões de XRP, mas 63 bilhões são de propriedade da Ripple Labs. Somente essas qualidades tornam o Ripple altamente centralizado, pois há uma energia que possui a maior parte do suprimento de XRP.
Criptomoedas descentralizadas como bitcoin são imutáveis. Isso significa que, uma vez que os dados entram no blockchain, eles nunca podem ser alterados, a menos que alguém coloque enormes quantidades de energia e recursos em um ataque de 51%. Isso é muito caro e altamente improvável.
Fonte: ccn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário