sábado, 14 de setembro de 2019

Trump admite que hackers norte-coreanos estão por trás de roubos de Bitcoin

trunfo sanções grupo coreia do norte lazarus, bitcoin hack

A notória equipe de hackers da Coréia do Norte, Lazarus Group - responsável por roubar mais de US $ 500 milhões de trocas de Bitcoin em todo o mundo - foi finalmente sancionada pelo governo Trump. Isso faz mais de uma década desde que a roupa foi criada pelo estado desonesto.
Em um comunicado à imprensa , o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Tesouro dos EUA anunciou sanções contra o Grupo Lazarus, bem como outras duas roupas menores - Andariel e Bluenoroff - todas conectadas à principal organização de inteligência da Coréia do Norte .

Roubos e resgates de Bitcoin usados ​​para financiar armas nucleares

De acordo com o subsecretário de Terrorismo e Inteligência Financeira dos EUA, Sigal Mandelker, a Coréia do Norte tem usado os fundos de criptomoeda roubados pelos grupos de hackers para financiar o desenvolvimento de armas:
"O Tesouro está tomando medidas contra grupos de hackers norte-coreanos que praticam ataques cibernéticos para apoiar programas ilícitos de armas e mísseis".
Um relatório da ONU divulgado no mês passado corrobora as alegações da OFAC.
Entre os ataques cibernéticos nos quais o Lazarus Group esteve envolvido incluem o ataque de ransomware WannaCry 2.0. Por CBS , o resgate médio associado ao ataque cibernético foi de Bitcoin no valor de aproximadamente US $ 300. Em maio de 2017, as perdas combinadas de pelo menos 150 países foram estimadas em US $ 4 bilhões.

coreia do norte, grupo lazarus, sanções de trunfo
O governo Trump aplicou sanções a um grupo notório de ladrões norte-coreanos de Bitcoin. Fonte: Shutterstock

Outras atividades nas quais os três grupos de hackers supostamente se envolveram incluem roubo de trocas de criptomoedas. Novamente, o produto desses crimes foi destinado ao financiamento dos programas de armas do Estado invasor:
“As operações cibernéticas da Coréia do Norte também têm como alvo Provedores de Ativos Virtuais e trocas de criptomoedas para possivelmente ajudar a ofuscar fluxos de receita e roubos cibernéticos que também potencialmente financiam os programas WMD e mísseis balísticos da Coréia do Norte.”

Sanções do Grupo Lázaro destacam forte reviravolta na posição da administradora de Trump na Coreia do Norte

Acredita-se também que os três grupos sejam responsáveis ​​por um número significativo de roubos de troca de criptografia, especialmente na Ásia. Entre o primeiro trimestre de 2017 e o terceiro trimestre de 2018, esses grupos de hackers roubaram criptomoedas no valor de US $ 571 milhões em cinco trocas de Bitcoin na Ásia.
A alegação da OFAC que procede das operações cibernéticas do grupo hacker foi usada para financiar armas agora lança uma sombra duvidosa na observação anterior do presidente dos EUA, Donald Trump, de que o reino eremita não representa mais uma ameaça. Em meados do ano passado, Trump twittou que os EUA não enfrentavam mais uma "ameaça nuclear da Coréia do Norte".

Just landed - a long trip, but everybody can now feel much safer than the day I took office. There is no longer a Nuclear Threat from North Korea. Meeting with Kim Jong Un was an interesting and very positive experience. North Korea has great potential for the future!

42.8K people are talking about this

A Coréia do Norte pode ter atenuado os testes provocativos de mísseis, mas nunca parou de reabastecer os cofres roubando Bitcoin e outros ativos de criptografia para financiar o programa de armas.
Fonte: ccn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário