sábado, 20 de outubro de 2018

Stablecoins em poucas palavras ... e por que eles podem matar a descentralização



A mais comumente conhecida stablecoin é Tether. É uma criptomoeda que compra um dólar americano do mercado antes de emitir uma corrente. Isto significa que quando um dólar americano deixa circulação ativa, um Tether entra em circulação ativa. Assim, o preço do Tether permaneceu estável ao longo dos anos. Um balanço de menos de 10 centavos é inédito no mundo da criptografia. Exceto, em casos de estábulo como Tether (TICKR: USDT)
Então, qual parece ser o problema com stablecoins? Não é um bom sinal que tenhamos finalmente uma torrente de criptomoedas que podem permanecer estáveis apesar da alta volatilidade mostrada por seus irmãos não-estáveis?
Preço de amarração
Gráfico de Preços de Barras (Fonte: coingecko)
Na verdade não.
Tether acabou de tomar uma queda de 4%, o que significa que perdeu sua peg, apesar de ter USD no banco para fazer o back-token.

Uma breve história do dinheiro

Em uma paráfrase ridiculamente curta, o dinheiro geralmente vinha em duas variantes:
  1. Aqueles com valor intrínseco (como ouro) e;
  2. Aqueles com valor extrínseco (como FIAT)
Cada um tinha seus prós e contras, mas se tornou geralmente aceito que o uso de dinheiro que tem valor extrínseco ganha moeda quando a estabilidade dos governos (as autoridades emissoras) aumenta. Por outro lado, à medida que as nuvens de guerra começam a aparecer e as crises políticas entram em ação, o preço do ouro aumenta devido ao aumento da demanda de pessoas que querem se livrar de sua FIAT e comprar Gold.
Stablecoins e o preço do ouro e da guerra
Preço do Ouro vs Guerra

Uma breve história das criptocorrências

As idas e voltas regulares entre moedas intrinsecamente valiosas e moedas de valor extrínseco deram uma oportunidade aos poderosos. Eles poderiam agitar situações de guerra e estabilidade política para manter o ciclo e obter lucros. A crise imobiliária de 2007 causou um declínio acentuado no preço do dólar americano e um forte aumento no preço das commodities.
Bitcoin, a primeira criptocorrência surgiu neste momento, e os analistas correram para classificá-lo como um dos dois tipos de moedas:
Alguns a chamavam de moeda intrinsecamente valiosa porque:
  1. Tinha um suprimento limitado.
  2. Seu valor foi determinado por sua demanda.
Enquanto outros a chamavam de moeda extrinsecamente valiosa porque:
  1. Foi fungível.
  2. Era intangível.
Enquanto algumas pessoas defendiam o argumento não-bug-seu-recurso, outras viam sua volatilidade como um conto preventivo. Isso levou várias pessoas à mesma conclusão que seus avós chegaram durante os anos inflacionários após a Segunda Guerra Mundial. Eles atribuíram a criptomoeda à moeda mais estável da época, numa tentativa de deter a inflação.

A chegada de Stablecoins

Era apenas uma questão de tempo para as pessoas começarem a cunhar moedas e colocá-las em uma moeda da FIAT. Alguns até tentaram atrelá-lo a commodities. É falho pela mesma razão pela qual a maioria dos americanos culpa os chineses. Um flutuador sujo . Durante a conferência de Bretton Woods, em 1944, os principais economistas de 44 países chegaram à mesma conclusão. Talvez, um sistema de taxa de câmbio fixa poderia trazer o estado econômico do mundo para se comportar.
Menos de 30 anos depois, os americanos tiveram que se afastar do sistema de taxa fixa de câmbio para um free float parcial. É parcialmente livre porque todos os governos compram e vendem suas próprias moedas e reservas estrangeiras no mercado aberto.
Voltando aos stablecoins, eles também afirmam ter estabelecido um sistema de taxa de câmbio fixoque permite uma transição simples das moedas tradicionais para moedas criptografadas. Certamente, se eles construíssem, eles viriam!

Problemas com Stablecoins

Antes de entrarmos nos problemas técnicos com stablecoins, vamos abordar o elemento humano primeiro.

Agências manipulam o Stablecoin

Tether, o maior stablecoin do mundo em participação de mercado, foi acusado de criar um novo USDT sem comprar um número igual de dólares americanos. Este é um problema de auditoria. Enquanto houver uma autoridade central, o elemento de erro / malícia humana permanecerá.
Mesmo que construamos um contrato inteligente que compre Dólares Americanos (ou qualquer outra moeda) e emita uma moeda estagnada , os problemas permanecerão.

Stablecoins afetam a velocidade

Velocidade é a taxa na qual uma moeda muda de mãos. Se a velocidade for muito alta ou muito baixa, o preço cairá. Stablecoins remover uma moeda ou mercadoria de circulação e criar escassez artificial. Tecnicamente, a escassez não deveria existir por causa da taxa de câmbio de 1: 1. Na prática, porém, nenhuma jurisdição concordará em aceitar uma criptomoeda emitida por um órgão não-governamental e exigirá o USD.
Resultado de imagem para velocidade da moeda
Fonte: O Enigma do Dinheiro
Assim, enquanto uma taxa de câmbio de 1: 1 deve levar a um aumento no valor da stablecoína, provoca uma ligeira queda nos preços devido à demanda deflacionada.

Stablecoins não são descentralizados

Os stablecoins têm emissores para criar o token. Isto não é descentralização. A menos que você, eu e todos os outros tenham oportunidades iguais de criar o mesmo stablecoin, como a atividade de mineração bitcoin, não há descentralização. Stablecoins centralizados são semelhantes aos grandes bancos que eram "Too Big to Fail" até que eles falharam.

Stablecoins são inflacionários

A questão da 1 stablecoin e da remoção de 1 FIAT da economia é inflacionária. A troca de 1 stablecoin por 1 FIAT não cria uma atividade econômica . Isso faz com que as establecoins sejam inflacionárias. Como a FIAT removida do ecossistema não é destruída / queimada, ela faz parte do ecossistema. Emissores podem manter esta FIAT em bancos que a emprestam ao público e a FIAT bloqueada aumenta a oferta e provoca inflação.

Stablecoins Diminuir a Base Fiscal

Se você lucrar negociando moedas criptografadas, deverá pagar seus impostos sobre os lucros. Mas, se um comerciante compra moedas estáveis ​​durante as corridas do mercado de urso, ele / ela pode manter seus lucros de criptografia fora dos livros. Assim, o número de contribuintes e o montante do imposto cobrado diminuem. Sem impostos, os governos não podem funcionar e vão quebrar. Isso é diferente do Zimbábue e da Venezuela. Nesses países, o governo está intacto, mas a economia caiu. Com nenhum governo virá a anarquia, não o laissez-faire.

A alternativa - tokens com suporte de ativos

Também conhecidos como tokens de segurança, esses tokens de criptografia têm uma chance melhor de evitar os problemas associados aos stablecoins. Eles são apoiados por um ativo subjacente que pode ser ações da empresa, imóveis ou, o ativo favorito do mundo por mais de 2000 anos - ouro.
Devido ao seu valor intrínseco, os ativos possuem maior estabilidade de preços, mas menor liquidez. Os tokens com garantia de ativos, por outro lado, trazem liquidez aos ativos sem afetar a estabilidade de preços. Se você pensar sobre isso, foi o que aconteceu durante os primeiros dias dos IPOs (Initial Public Offering). Se você possuísse uma grande empresa, não poderia vendê-la. Mas, se você pudesse dividir a propriedade da empresa em partes menores, poderia vender partes dela. Esse foi o nascimento de ações.
No entanto, as ações são entidades altamente regulamentadas e é difícil comprar ações em várias empresas com base em várias jurisdições. Pelo menos, para o investidor menor. É aqui que entram os tokens de segurança. Com um processo KYC padrão e PEP, cheques AML, você pode comprar ações de empresas com base em diferentes jurisdições.

Forças Iniciais

Embora a padronização da KYC possa estar a alguns meses / anos de distância, a incursão inicial pode ser liderada por ativos agnósticos quanto à jurisdição, como o ouro, que tem mais palatabilidade. Segundo o Fundador de Aurus, Stefan Gergely,
“A liquidez geral aumentará; O preço provavelmente estabilizará ainda mais. Até espero que haja um impacto de longo prazo e pesado, como a redução da energia potencial de uma crise financeira, uma vez que as pessoas agora têm uma alternativa viável à sua própria moeda ”.
Cripto-tokens como camadas de software que garantem a imparcialidade de todo o sistema através de contratos inteligentes é o que trará mais aceitação aos tokens com suporte a ativos. Oferecer produtos financeiros complexos a um povo que ainda está tentando envolver a carteira digital e as criptomoedas é uma tarefa difícil.

Questões não resolvidas

Existem outros problemas não resolvidos, bem como programas de recompensas que basicamente dão às pessoas dinheiro que nunca é valorizado. Se eu obtiver 10.000 tokens ABC (um token fictício) que eu possa converter até mesmo para 1 ETH, não vou valorizar esse 1ETH porque não trabalhei para ele. As ICOs distribuem, em média, 2-5% de sua oferta total de fichas como recompensas e lançamentos aéreos. Esta é também uma razão para a queda no preço da ETH.
Isso não termina aqui, a economia maluca tem um efeito dissuasivo sobre os investidores, que foi resumido por Simon Owen, o advogado interno da Aurus:
Eu nunca fui um grande fã de campanhas de recompensa. Eu entendo porque muitas ofertas simbólicas fazem, mas me parece mais uma fraqueza. Veja como eu vejo as coisas:
  1. A maioria dos tokens, até mesmo os infames tokens de utilidade (que eu sempre resisti), agem de certa forma, como valores mobiliários ou ações: seu valor deve subir, proporcional ao sucesso do projeto subjacente.
  2. Se você possui um token em particular antes dos seus amigos ou da sua rede, você tem interesse em obtê-lo de qualquer maneira, seja porque acredita no projeto e quer ver seus amigos lucrarem com você, seja para proteger certos riscos potenciais.
  3. Independentemente disso, há um incentivo para você incentivar outras pessoas a comprar o token. Qualquer incentivo criado pela empresa além disso tem, no meu ponto de vista, maiores chances de afastar os investidores que realmente sabem julgar o valor de um projeto.

O caminho adiante

Mesmo que as 100 principais carteiras de bitcoins detenham uma grande maioria dos bitcoins, a comunidade acredita neles porque o bitcoin é descentralizado. Bitcoin é uma moeda paralela. O Bitcoin não é afetado pelo preço das moedas da FIAT. recente desaceleração dos mercados de criptografia nos levou de volta a 1944. Os principais economistas estão considerando as moedas esféricas como uma solução para nos ajudar a navegar nesses tempos tumultuosos. Os sistemas de taxa de câmbio fixa levaram a uma depressão econômica há quase 50 anos. Stablecoins, se não for controlado, fará a história se repetir e matará o movimento de descentralização como o conhecemos.
Em suma, as pessoas pensam que a marcha da centralização para a descentralização é linear. A história nos ensina que é circular. A estrada de volta para a centralização passa por stablecoins. Os stablecoins não são uma ponte, eles são um lance de escadas de Penrose.
Stablecoins são escadas de Penrose
Escadas de Penrose (fonte: Wikipedia)
Imagem em destaque da Shutterstock.
Quer saber O Que Realmente Está Fazendo Pessoas COMUNS Ganhar Muito Dinheiro Através do Bitcoin? Clique Aqui !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário