Os líderes mundiais deram um tom cauteloso sobre criptomoedas em declarações feitas durante o evento do Fórum Econômico Mundial (WEF) em Davos, na Suíça.
Da primeira-ministra do Reino Unido ao secretário do Tesouro dos EUA, o evento viu uma série de números notáveis fazer observações em criptomoedas como bitcoin, bem como a tecnologia blockchain como um todo. Como relatado ontem, números notáveis de finanças, incluindo o CEO da Goldman Sachs, Lloyd Blankfein , já pesaram sobre o assunto, sugerindo que as criptografia estão em silêncio como uma grande área de discussão na reunião da elite global.
Por exemplo, Steven Mnuchin, que lidera o Departamento do Tesouro dos EUA, observou em um painel que o "uso ilícito" de criptomoedas é uma grande preocupação para os reguladores norte-americanos.
"Meu foco número um em criptomoedas, sejam moedas digitais ou bitcoin ou outras coisas, é que queremos garantir que elas não sejam usadas para atividades ilícitas", observou Mnuchin, de acordo com um relatório da Reuters .
Da mesma forma, colegas de painel e chefe do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde,disseram que o anonimato de Bitcoin possibilita o movimento de fundos ocultos.
"O anonimato e a falta de transparência e a forma como ele esconde e protege a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo é inaceitável. Ele precisa ser levado em consideração, mas então haverá inovações que sairão desses movimentos", Lagarde, um ex-ministro das Finanças da França, foi citado.
Lagarde previu que os governos nacionais provavelmente irão regular mais as criptomoedas para prevenir esses usos. Talvez provando o ponto de Largarde, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, disse a Bloomberg que as criptomoedas deveriam ser examinadas devido à forma como elas são usadas "particularmente por criminosos".
Talvez o mais importante, o presidente francês, Emmanuel Macron, pediu uma abordagem internacional para regular as criptomoedas, dizendo que "precisamos estabelecer um contrato global para o investimento global".
Pesando no impacto
Outros, em Davos, comentaram especificamente sobre o impacto econômico exato das criptomoedas hoje, com comentários feitos de organismos de controle financeiro da Ásia e Europa, entre outras áreas.
O vice-presidente do regulador de valores mobiliários da China, Fang Xinghai, disse durante um painel que não está claro o impacto que o bitcoin teria na economia.
O governador do Banco do Canadá, Stephen Poloz, ecoou essas observações, acrescentando que ele acredita que haveria pouco impacto sobre a economia se houvesse um crash no mercado de criptomoedas.
Ele prosseguiu com cautela contra o investimento em criptomoedas, dizendo:
O chanceler britânico do Tesouro, Philip Hammond , argumentou, por sua vez, que o bitcoin tem o potencial de crescer até um ponto em que teria um impacto mais significativo.
Ele pediu novos regulamentos "antes que a quantidade de bitcoin pendente se torne grande o suficiente para ser sistemicamente importante na economia global", prevendo que chegaria a esse ponto "em breve".
Valorização da blockchain
Apesar de suas preocupações sobre as criptomoedas, líderes mundiais e reguladores em Davos observaram positivamente sobre a blockchain como uma tecnologia.
Poloz, por exemplo, o chamou de "um verdadeiro gênio", acrescentando que ele espera que ela seja aplicada a diferentes aspectos da economia.
"A razão pela qual ela tem tal recurso no caso da bitcoin é que lhe dá finalidade de liquidação que eventualmente rola através do livro contábil distribuído e, portanto, você confia nisso", ele observou, de acordo com a CNBC , sobre o tema de um banco central emitido moeda digital. "Considerando que o banco central, se o Banco do Canadá, emitiria uma moeda digital, bem, você já confia no dólar canadense, e assim você não precisa de um livro de contas distribuído para acreditar que você acabou de receber o pagamento final em sua carteira digital ".
Lagarde chamou a tecnologia de "fascinante", observando suas características resistentes à censura, entre outras.
Ela também sugeriu que outras inovações provavelmente emergiriam do espaço da blockchain, advertindo que os reguladores precisarão monitorar tais desenvolvimentos ao longo do tempo, dizendo durante o painel:
Crédito de imagem: Drop of Light / Shutterstock.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário