
O Cazaquistão não é um país que a maioria das pessoas associaria às moedas digitais. Muito pouco é conhecido esta parte do mundo por pessoas de fora, especialmente quando se trata do setor financeiro. Ao mesmo tempo, o país é o lar de uma indústria de blockchain em expansão. Além disso, o presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, quer criar uma nova "cryptocurrency" internacional conhecida como G-Global. É um desenvolvimento interessante para se manter atento, embora a utilidade de tal moeda esteja em questão.
G-GLOBAL DO CAZAQUISTÃO É UMA PROPOSTA INTERESSANTE
A maioria das pessoas concordará que o sistema financeiro internacional não está na melhor forma. É bastante caro enviar dinheiro através das fronteiras, independentemente de qual região você é e onde seu dinheiro está destinado a ir. Essa situação só cresceu ao longo do tempo, já que os custos de envio de dinheiro continuam a aumentar, enquanto os atrasos importantes continuam a existir. Esta situação atual está longe de ser perfeita, mas continuamos a ser ver como as coisas irão evoluir nos próximos anos.
Nursultan Nazarbayev, presidente do Cazaquistão , apresentou uma maneira bastante interessante de abordar esse problema de uma vez por todas. Sua idéia é simples e elegante, pelo menos no papel. Criar uma nova moeda digital internacional para alcançar um método mais eficiente de enviar e receber dinheiro internacionalmente faz muito sentido. Alcançar esse objetivo, no entanto, pode revelar-se muito mais difícil do que a maioria das pessoas assumiria. Afinal, atualmente não existe uma maneira conveniente de fazer isso sem pagar taxas exorbitantes.
O Cazaquistão surgeriu a G-Global , uma nova "cryptomoeda" projetada para transformar a arquitetura financeira global. Ele servirá como uma unidade de liquidação e pagamento, o que deverá reduzir especulações, guerras cambiais e volatilidade do mercado. Tenha em mente que esta não será uma criptografia regular como Bitcoin ou Ethereum, mas isso não significa que não pode servir para um propósito. O país propõe usar um mecanismo de emissão transparente e simples, sujeito aos desejos de seus consumidores, o que é uma maneira bastante intrigante de expressar o funcionamento.
A forma como esta moeda será criada exatamente permanece desconhecida neste momento. Não há indícios de que esta seja uma moeda baseada no blockchain, embora esse seja o curso de ação lógico. Na medida em que traz valor para esta moeda, parece que a G-Global será baseada em "ativos específicos". Essa é uma declaração vaga, e Nazarbayev não forneceu mais informações sobre este assunto a partir deste momento. Ainda assim, faz com que um conceito interessante seja explorado.
Criar uma nova moeda global a partir do nada não é um feito fácil. Mesmo os governos mundiais não poderão fazê-lo por conta própria. É por isso que o Cazaquistão espera que outros países considerem sua proposta e se incorporem para desenvolver essa nova moeda. Em um cenário ideal, a G-Global será criada por um "grupo de bancos centrais".
O conceito de moedas digitais do banco central ainda está sujeito a um debate substancial. Por padrão, uma moeda global não deve ter qualquer pessoa que possa supervisionar assuntos de uma posição de controle, por assim dizer. Ninguém no mundo tem autoridade para falar por todos os outros neste planeta, especialmente não quando se trata do setor financeiro. É por isso que as criptomoedas, como a Bitcoin, estão se tornando mais populares, já que ninguém pode exercer qualquer controle sobre isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário