sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Criador do Bitcoin é indicado a Nobel de economia e ninguém sabe quem ele é

Satoshi Nakamoto é apenas o pseudônimo do criador da moeda virtual, lançada em 2008. Comitê não deve aceitar indicaçãoImagem ilustrativa do Bitcoin (Foto: Getty Images)

O Bitcoin é a moeda digital alternativa mais famosa do mundo. Se você não a conhece em detalhes, sugiro que leia a reportagem que ÉPOCA publicou há pouco mais de dois anos. De tempos em tempos, o Bitcoin reaparece com grande destaque na mídia. Há duas semanas, a moeda foi capa da revista The Economist estampada com o título "A máquina de confiança".
No último dia 6 de novembro, os entusiastas da moeda, criada em 2008, receberam uma grande notícia. Seu criador, Satoshi Nakamoto, foi indicado ao Prêmio Nobel de economia, que dispensa qualquer apresentação. A indicação, que vale para 2016, foi feita por Bhagwan Chowdhry, professor da Universidade da Califórnia.
"A invenção do Bitcoin não tem nada de revolucionário. Muitas moedas alternativas têm sido usadas ao longo da história. De conchas do mar a metais preciosos, como ouro e prata. Já vimos cigarros sendo usados como moedas em tempos de hiperinflação", escreveu Chowdhry, no The Huffington Post.
E continuou: "o Bitcoin oferece muitas vantagens em relação a outras moedas. É mais seguro, contando com um código criptográfico quase inquebrável. Pode ser dividido em milhões de subunidades menores. Eles podem ser transferidos de forma segura e instantânea para uma pessoa com acesso a internet, ignorando governos, bancos centrais e intermediários financeiros, e eliminando custos."
O mais curioso dessa história é que será a primeira vez que o Nobel de economia terá a indicação de uma pessoa desconhecida. Satoshi Nakamoto é, na verdade, um pseudônimo do verdadeiro criador do Bitcoin. Muita gente já tentou encontrá-lo. Muita gente já foi falsamente apontada como o pai da criança.
Não se sabe se o comitê responsável por analisar as indicações para o Nobel de economia irá aceitar a indicação de um anônimo. Provavelmente não. O professor Chowdhry, que foi convidado a dar a sua indicação, violou uma das regras principais de quem vota, que é manter em segredo as indicações por por 50 anos. Ele afirmou que não foi alertado sobre isso. Também disse que poderá receber o prêmio no lugar do verdadeiro criador caso ele não apareça. Ou seja, tem toda a cara de que Chowdhry está querendo aparecer em cima da indicação.

De qualquer forma, é uma grande notícia para a moeda polêmica - que é muito usada para atividades ilícitas na internet, como tráfico de drogas e comércio de armas. Quem sabe, agora, com a indicação de um dos votantes para o Nobel, Nakamoto decida se apresentar ao mundo.
Fonte: http://epoca.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário