sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Governo de SP está minerando criptomoedas no seu computador - e você nem percebeu

Os usuários podem sentir lentidão na máquina e não recebem qualquer tipo de aviso da prática

SÃO PAULO - O site Portal Cidadão.SP, do governo de São Paulo, foi flagrado na quinta-feira (9) minerando criptomoedas no computador de visitantes, de acordo com denúncia do desenvolvedor da Google, Felipe Hoffa, publicada pelo site TecMundo.

Ao visitar o site do governo, usuários podem sentir lentidão na máquina e não recebem qualquer tipo de aviso da prática, o que pode gerar aumento na conta de energia enquanto o domínio ganha algumas frações de criptomoedas.

19h
Felipe Hoffa @felipehoffa


More than 1,000 websites are mining cryptocurrency in their homepage with your browser!!@dougsillars@rick_viscomi@paulcalvanoused BigQuery to dig into @HTTPArchive's data: https://discuss.httparchive.org/t/the-performance-impact-of-cryptocurrency-mining-on-the-web/1126/8 …#bitcoinpic.twitter.com/ILkRc3NUBq



Felipe Hoffa @felipehoffa


So this Brazilian government website eats all my CPU to mine cryptocurrency when I land on their homepage... ouch (thx @rick_viscomi@HTTPArchive#BigQuery#bitcoin) pic.twitter.com/5UDbNlzxIw
4:27 PM - Nov 9, 2017 · Sao Paulo, Brazil


2626 Replies
330330 Retweets
296296 likes
Twitter Ads info and privacy

Segundo o site TecMundo, provavelmente, o código minerador pode ter sido colocado no site do governo de São Paulo por um funcionário malicioso.

Contatada pelo InfoMoney, a assessoria de imprensa do governo informou em nota que "o Portal Cidadão.SP segue operando normalmente. Em razão de uma falha pontual já superada, o código fonte da referida página foi atualizado. A medida não resultou em prejuízos à prestação de serviço população".

Ainda segundo a assessoria, o ocorrido não foi uma deliberação do governo e há desconfiança de um ataque hacker que está, neste momento, sob investigação interna.

Acessado pela reportagem, o site segue mostrando lentidão acima do usual - especialmente em comparação com outras páginas - na manhã desta sexta-feira (10), assim como observado no acesso feito no dia anterior.

Fonte: http://www.infomoney.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário