sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Fedcoin poderia estar chegando em breve, mas isso realmente desafia Bitcoin?



A idéia de  " Fedcoin " ,  uma cryptocurrency patrocinada pelo governo dos EUA e administrada pelo Federal Reserve, vem de muito tempo. "Imagine que o Fed, como o principal desenvolvedor, disponibiliza um protocolo de código aberto Bitcoin (devidamente modificado) chamado Fedcoin", um presidente da Reserva Federal  especulou  já em 2015. A idéia ganhou força também na Europa em conexão com o financeiro crise na Grécia e foi discutido notavelmente em um contexto " Eurocoin " pelo ex-ministro grego das Finanças,  Yanis Varoufakis .
No início deste ano, o economista vencedor do Prêmio Nobel Joseph Stiglitz disse acreditar "muito fortemente" que os EUA poderiam e deveriam se mudar para uma moeda digital e se livrar da moeda física. Enquanto Stiglitz está persuadido de que "o principal uso do bitcoin tem sido contornar as autoridades fiscais e a regulamentação", ele pareceu estar a favor da tecnologia da moeda digital para o governo.
"A tecnologia subjacente ao bitcoin poderia mudar fundamentalmente a forma como pensamos dinheiro", disse Campbell R. Harvey , professor de finanças da Fuqua School of Business da Duke University, no Washington Post . "É apenas uma questão de tempo antes que o papel-moeda seja eliminado".
A eliminação progressiva do dinheiro físico - a reserva de traficantes de drogas e os comerciantes negros - seria uma das principais vantagens de uma criptografia nacional, de acordo com Harvey, uma vez que tornaria muito mais difícil para criminosos esconder e lavar dinheiro se todas as transações pudessem ser gravado na cadeia de blocos do governo.
O potencial de privacidade não é considerado um recurso desejável para criptografia estatal. Pelo contrário, como argumenta Harvey, a introdução das moedas digitais seria parcialmente motivada pelo desejo de eliminar o anonimato do dinheiro. Por outro lado, mesmo em uma futura economia eletrônica em todo o Fedcoin, é fácil prever que haveria uma economia negra forte no lado, alimentada por criptografia centrada na privacidade, incluindo bitcoin, éter, Monero e outros emergentes alternativas capazes de oferecer uma maior privacidade .
"Apesar da imprensa negativa sobre o bitcoin ser usado para transações ilegais, o bitcoin não é anônimo, e os criminosos que o usam muitas vezes não entendem que suas transações estão sendo gravadas", observa Harvey. De fato, enquanto um endereço do Bitcoin não está explicitamente associado ao seu proprietário, a análise da rede de cadeias de blocos geralmente pode anular os usuários Bitcoin. Para apoiar a aplicação da lei, empresas como Chainalysis e Elliptic oferecem ferramentas e serviços sofisticados de análise de redes de blocos para rastrear transações de Bitcoin de volta aos seus participantes e anonimizar os usuários.
Em uma apresentação recente , Harvey definiu a Fedcoin como "uma moeda USD digital onde o histórico completo de todas as transações é visível para o Fed através de uma cadeia de bloqueios do Fed". Essa tecnologia de bloqueio, inicialmente pensada como libertária significa escapar do controle do governo, poderia se tornar um aplicativo assassino para que os governos tenham controle total sobre os cidadãos e aplique o cumprimento e cobrança de impostos, parece surreal para dizer o mínimo.
De fato, como Saifedean Ammous, professor de economia da Universidade Libanesa Americana, disse à Bitcoin Magazine : "A importância da Bitcoin é que ele faz política monetária e liquidação de pagamento de acordo com software predeterminado, livre de controle de terceiros. Isso derrota o ponto de ter um banco central e é um anátema para a missão dos bancos centrais, controlar a política monetária e supervisionar os fluxos de dinheiro ".
Na apresentação, Harvey citou o livro "The Curse of Cash" do economista Kenneth Rogoff , que propõe gradualmente eliminar o dinheiro, eventualmente deixando apenas pequenas notas e moedas em circulação, e passar para o dinheiro eletrônico, talvez "um governo versão da moeda virtual Bitcoin ".
Embora Rogoff não esteja convencido de que a tecnologia "potencialmente disruptiva" das criptografia de hoje seja suficientemente madura, ele acha que uma nova geração "Bitcoin 3.0" poderia ser um precursor de uma moeda digital controlada pelo governo. "Se o setor privado apresentar uma maneira muito melhor de fazer as coisas, o governo eventualmente se adaptará e regulará conforme necessário para eventualmente vencer", diz Rogoff.
Ammous discorda deste tipo de argumento. "A única coisa que os bancos centrais podem fazer com a Bitcoin é acumulá-lo como um ativo de reserva monetária. Em algum momento, os bancos centrais de todo o mundo começarão a perguntar-se se podem ser melhores que a Bitcoin, com sua política monetária apolítica, do que as moedas nacionais de outros países ".
Os bancos centrais têm tanto a aprender com a operação de Bitcoin, já que os cavalos precisam aprender com os motores de automóveis. É uma tecnologia destinada a deslocar o controle central do dinheiro.
"A idéia da Fedcoin foi apresentada por David Andolfatto, vice-presidente do Banco da Reserva Federal de St. Louis, na primeira oficina P2PFISY que organizei no Bundesbank em Frankfurt, 2015," Paolo Tasca, diretor executivo do University College London Centre for Blockchain Technologies , disse à revista Bitcoin .
"A idéia de dispensar dinheiro em favor de meios de pagamento alternativos e mais eficientes não é nova. Os pensadores utópicos de Pre-1900 dedicaram muito esforço para encontrar uma maneira de permitir que as pessoas se livrassem do que Robert Owen chamou de "mistério de dinheiro insano". Nos últimos anos, os economistas também começaram a estudar as implicações de viver em sociedades sem dinheiro, especialmente referentes ao papel dos bancos centrais e à condução da política monetária ".
Outros governos e bancos centrais estão considerando suas próprias versões da Fedcoin. O banco central da Suécia, o Riksbank, está considerando se o país deve introduzir uma forma puramente digital de dinheiro apoiado pelo governo, talvez usando a tecnologia de contabilidade distribuída (DLT). O e-krona proposto seria um complemento digital ao dinheiro garantido pelo estado e funcionaria como meio de pagamento, unidade de conta e loja de valor. Vale ressaltar que o uso de dinheiro na Suécia está em declínio, e há indícios de que o país poderia ficar completamente sem dinheiro em cinco anos.
O Riksbank não é o único banco central a considerar a emissão de sua própria moeda digital. Os bancos centrais de Singapura , Papua Nova Guiné , Canadá e outros estão considerando movimentos similares. Um artigo de pesquisa recente emitido pelo Banco do Canadá, que considera um possível padrão Bitcoin semelhante ao padrão-ouro, é especialmente interessante. Um documento de discussão publicado pelo Bank of Finland, que descreve o Bitcoin como um sistema econômico revolucionário e maravilhoso, poderia indicar que o banco está considerando com interesse a possibilidade de algum dia lançar sua própria moeda digital. Mesmo o banco central da China está testando cautelosamente uma moeda digital.
"Outros bancos centrais (Banco da Inglaterra, Banco do Canadá e Banco Central Europeu, entre outros) estão estudando a idéia de uma moeda eletrônica do Banco Central (CBDC) como uma ferramenta monetária não ordinária que poderia melhorar a capacidade de estabilização dos bancos centrais a inflação e o ciclo econômico, e como um novo canal de pagamento que poderia permitir rastrear a rede de pagamentos e registrar o histórico de pagamento de cada indivíduo ", acrescentou Tasca.
Outra razão para que os governos gostem da ideia de uma criptografia nacional, de acordo com Harvey e Rogoff, é a possibilidade de fortalecer o poder da política monetária para ajudar a administrar a economia, por exemplo, facilitando a imposição de taxas de juros negativas.
Harvey observa que, se o Federal Reserve adotasse sua própria criptografia algum dia, ele se tornaria um concorrente principal (e muito menos volátil) para bitcoin e outras moedas digitais. "Na verdade, não está claro se [F] edcoin deseja essa competição, e o Fed está em condições de impor um ambiente regulatório que incline o campo de jogo", adverte Harvey.

"Então fique atento, bitcoin".

Nenhum comentário:

Postar um comentário