domingo, 7 de janeiro de 2018

Sobre a Verge, uma Crypto controversa: John McAfee, Twitter Hackeado e uma bagunça de informações



O precursor da Cibersegurança, John McAfee, inicia o Ano Novo com uma nota contenciosa. O programador que virou multi-milionário recentemente afirmou que seu Twitter foi pirateado nos dias que antecederam o Natal, afirmando que uma série de moedas promocionais dos tweets do dia não eram dele. Para complicar ainda mais as coisas, a McAfee sofreu na comunidade criptográfica recentemente por sua atitude aparentemente caprichosa em relação a Verge, uma popular moeda de privacidade.   

"Eu sou um alvo para hackers"

O Twitter de John McAfee tem mais de 600k seguidores, em grande parte devido aos seus antigos tweets "moeda do dia". A McAfee começou a prática em dezembro de 2017, e ele rapidamente se tornou um porta-voz de investimento que forneceu dicas aos ouvidos de muitos membros da comunidade.  
De acordo com a McAfee, porém, a mesma plataforma que o tornou uma fonte de conselhos financeiros também o tornou vulnerável a hackers que procuram ganhar dinheiro rápido.
No dia 27 de dezembro, a conta da McAfee foi comprometida à medida que os hackers apagavam os tweets do dia em questão de minutos:

McAfee foi rápido para alertar seus seguidores para o acontecido, alertando-os que haviam deletados suas promoções diárias no dia anterior:
Urgent: My account was hacked. Twitter has been notified. The coin of the day tweet was not me. As you all know... I am not doing a coin of the day anymore!!!!
Though I am a security expert, I have no control over Twitter's security. I have haters. I am a target. People make fake accounts, fake screenshots, fake claims. I am a target for hackers who lost money and blame me. Please take responsibility for yourselves. Adults only please.
Em uma entrevista à RT , a McAfee admitiu que o método de hacking era "novo" para ele, afirmando que os hackers "conseguiram cortar a AT & T para mover [seu] número de telefone para outro telefone" para que eles pudessem mudar a senha da sua conta. Ele também insinuou isso, a menos que o trabalho fosse algum "método secreto de hackear", um funcionário da AT & T poderia ter sido "subornado" para ajudar com o sucesso.
A McAfee continuou a reivindicar com firmeza que os hackers procuravam capitalizar a comunidade de investidores que cultivou no Twitter:
"Por que eles fariam isso? Porque eu estava emitindo todos os dias uma recomendação para novas moedas alternativas, alternativas às criptografia de bitcoins. As pessoas investiriam centenas de dólares nessas moedas. O que o hacker fez foi recomendar seis moedas diferentes dentro de seis minutos e investiu, tenho certeza, ganharam muito dinheiro nelas "
"Se eles podem fazer isso por mim, eles podem fazer isso por qualquer um", acrescentou, concluindo a entrevista com a ressalva de que métodos de hacking tão avançados poderiam significar problemas para a trade no futuro. Citando o Mr Gox como exemplo de vulnerabilidade cambial, a McAfee previu que "todas as trocas em algum momento do futuro próximo serão pirateadas".

The Verge Effect

Enquanto tudo isso estava acontecendo, McAfee estava (e está) olhando para o barril de outra controvérsia: o endosso de Verge.
Em 13 de dezembro de 2017, John McAfee saiu em favor da popular moeda de privacidade, twitteando no dia seguinte que a Verge, que negociava por quase US $ 0,02 no momento, poderia verificável uma avaliação de $ 3.00 no futuro.
I am inundated by people asking me for recommendations on cryptocurrencies. If you would use your heads you would figure out that the privacy coins (anonymous transactions) will have the greatest future. Coins like Monero (XMR), Verge (XVG), or Zcash (ZEC) cannot lose.
Negociando menos de um centavo em dezembro, a Verge atingiu um máximo histórico de US $ 0,27 na véspera de Natal . Muitos acreditam que a Verge tem os tweets e endossos da McAfee para agradecer essa meteórica apreciação.
E é fácil ver por que alguns na comunidade pensam nisso. Ao redor do Natal, rumores começaram a circular  da McAfee especulando no Instagram que a Verge poderia atingir 15 dólares astronômicos em 2018.  
Esse salto de preço colocaria a Verge em uma capitalização de mercado de US $ 225 bilhões, cerca de US $ 30 bilhões com o próprio Bitcoin. Embora possível, um aumento tão extraordinário é improvável, e a McAfee foi ao Twitter para negar que ele já fez a predição.
To the Verge people: I stated that VERGE MIGHT possibly rise, over the long term, to $0.15 - which was an increase of 1,500% over its price st the time. If you believe I am so stupid as to predict a rise of 150,000% - which is $15 - then you need to back off on the drugs.
A McAfee afirma que as previsões vieram de contas fraudulentas, advertindo seus seguidores de que o preço de Verge foi bombeado artificialmente como resultado. Ele rejeita a criação de uma conta Instagram oficial, mas os membros da comunidade não estão convencidos. Nas seções de comentários de vários tweets , os usuários do Twitter forneceram provas de que John McAfee criou um Instagram para trás nos primeiros dias de 2016.  
Defendendo a si mesmo, a McAfee levantou o alarme familiar de que este foi o resultado de mais um ataque em sua conta no Twitter:
No início de 2016, minha conta no Twitter foi controlada por quase um mês por um empregado em um movimento hostil. Houve milhares de atos de maldade durante esse período. Quando foi a última publicação da minha conta Instagram? "
Desde que as perguntas da comunidade sobre a veracidade de suas postagens Instagram, as postagens em questão foram excluídas.

O protocolo Wraith da Verge lançada para Little Fanfare

A Verge lançou o seu protocolo Wraith, uma atualização que permite aos usuários da moeda escolher entre transações transparentes ou anônimas livremente, em 1º de janeiro. E para adicionar a vários problemas de publicidade do Twitter a McAfee, a base de fãs da Verge não ficou impressionada.  
O protocolo foi lento para o lançamento e buggy para certos usuários, de acordo com o Twitter oficial da Verge.  Além disso, um usuário do Twitter indicou que a obstrução de IP do Wraith não estava funcionando como pretendido.
O preço da Verge caiu de seu aumento de US $ 0,20 em antecipação ao lançamento para US $ 0,14 após as complicações.
Enquanto isso, McAfee entra numa controvérsia contínua. Agora, ele enfrenta a acusação de chantagear a equipe da Verge,  exigindo uma compensação por seus endossos.  De acordo com mensagens vazadas em um tweet da XVG Whale, um investidor popular da Verge, a McAfee exigiu US $ 1 em Ethereum para suas promoções, caso contrário ele retiraria seu apoio. Nos dias seguintes, a XVG Whale removeu as postagens, alegando que sua própria conta também foi pirateada .
Entre o anfitrião de supostos hacks, acusações e rumores on-line, o envolvimento de John McAfee na Verge se envolveu em uma bagunça de informações e desinformação, todos aninhados em um. Não podemos verificar as reivindicações de extorsão e fraude, nem sabemos se os pedidos controversos da McAfee e XVG Whale são os hackers o motivo dessa bagunça.

Mas o drama se faz interessante, no entanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário