terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Putin ordena trabalhar em 'CryptoRuble' para escapar das sanções ocidentais

Putin Russia Cryptoruble

O presidente russo de três mandatos, Vladimir Putin, ordenou que funcionários da Moscou trabalhem na criação da criptografia nacional russa, denominada "criptoruble", como meio de evadir sanções.
Em uma recente reunião do governo, Sergei Glazev, assessor econômico de Putin, disse a outros funcionários que uma criptabilidade poderia servir como uma "ferramenta útil" para contornar as sanções internacionais incapacitantes.
Entre citações relatadas pelo Financial Times , Glavez disse:
Este instrumento nos convém muito bem para atividades sensíveis em nome do estado. Podemos liquidar contas com as nossas contrapartes em todo o mundo sem considerar as sanções.
O relatório da FT também cita os funcionários de Moscou afirmando que o presidente Putin encomendou o trabalho sobre o desenvolvimento e o estabelecimento de uma criptografia. A criptografia seria, em essência, o equivalente digitalizado do rublo fiat ", mas sua circulação seria restrita de uma certa maneira", acrescentou Glavez. O funcionário não conseguiu revelar mais detalhes, mas confirmou que o Kremlin teria uma supervisão completa da cryptocurrency.
CCN relatou uma reunião de porta fechada entre Putin e a elite política de Moscou em meados de outubro, onde o ministro russo das Comunicações, Nikolai Nikiforov, revelou pela primeira vez o mandato de Putin de criar uma moeda cripta nacional. O criptoruble será desenvolvido e emitido "rapidamente", disse Nikiforov.
"Eu declaro com confiança que lançaremos a criptabilidade por um simples motivo: se não o fizermos, nossos vizinhos da Comunidade Econômica Eurasiática farão isso em 2 meses", acrescentou o ministro no momento.
Crucialmente, a cryptocurrency não pode ser minada e, portanto, só pode ser emitida - presumivelmente pelo banco central. O Banco Central da Rússia (CBR) experimentou, nomeadamente, uma série de pilotos de moeda digital em direção a uma criptografia nacional em 2017.
Putin, que se tornou o presidente interino da Rússia em 2000, já anunciou sua candidatura por um segundo mandato consecutivo e o quarto mandato em geral durante as próximas eleições presidenciais de março e abril de 2018.
Em outubro de 2017, Putin reconheceu que as criptografia "estão se tornando ou já se tornaram um meio de pagamento de pleno direito, bem como um meio de investimento" em vários países ao redor do mundo. Eles também trazem "riscos significativos", acrescentou Putin. Nas próximas semanas, Putin aprovou uma estrutura que pede a regulamentação das ofertas iniciais de moedas (ICOs) e da mineração de criptografia na Rússia.
Imagem destacada da Shutterstock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário